V.N. de Famalicão
Novo PDM de Famalicão vai para discussão pública

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai aprovar nesta quinta-feira, em reunião do executivo municipal, a abertura do período de discussão pública da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) que aponta a estratégia de desenvolvimento territorial para o concelho para os próximos 10 anos. A reunião inicia pelas 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A proposta prevê que o período de discussão pública deve ser anunciado com a antecedência mínima de 5 dias e deve durar 30 dias úteis, a contar da data de publicação em Diário da República.
“Sustentabilidade, competitividade e atratividade” são de acordo com o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, as palavras-chave deste plano que “define as opções de ocupação do solo, respeitando em primeiro lugar os recursos existentes e criando depois condições para o desenvolvimento sustentável e competitivo do concelho”.
Destaque, por isso, para o aumento significativo da área reservada aos espaços verdes que passará para 4385,90 ha e para a delimitação da zona urbana. “Queremos evitar a excessiva expansão da zona urbana, delimitando-a e protegendo as zonas rurais”, refere Paulo Cunha.
Numa outra perspetiva, o plano está orientado de uma forma positiva e numa visão de futuro para opções que permitam o desenvolvimento económico do concelho e a criação de emprego. Exemplo disso mesmo é o aumento de 1,9 por cento da área reservada para Espaço Industrial, que corresponde agora a 370, 70 ha, ou ainda o ordenamento e expansão dos espaços de atividades económicas.
É ainda visível uma preocupação com a inventariação do património classificado ou em vias de classificação.
A principal preocupação do PDM é, de acordo, com Paulo Cunha, “os famalicenses, o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. Este plano é feito para eles”, acrescentou.“Reduzir assimetrias, olhar para o concelho como um todo”, são outros dos objetivos nos quais assenta o novo PDM.
Refira-se que a revisão do PDM agora finalizada representa o culminar de um longo processo de elaboração, participação e concertação iniciado em 2000.
-
Edição Papel7 dias atrás
Edição papel nº297do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Estudante de Santo Tirso ameaça massacre escolar e está sob vigilância da PSP
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Tempestade Martinho: Noite movimentada para os bombeiros em Santo Tirso (em atualização)
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Chega promove workshop de Suporte Básico de Vida em Famalicão
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrás
Cancro da Mama: os mitos e as verdades
-
Santo Tirso1 semana atrás
CESAE Digital vai ter em Santo Tirso o maior campus de formação e desenvolvimento de competências digitais do país
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
15.ª Caminhada Concelhia percorre Lousado, Esmeriz e Cabeçudos
-
Trofa2 semanas atrás
Revelados primeiros nomes do Cartaz do Belive Trofa