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Novo terminal Rodoferroviário de Lousado é “um fato à medida” de Famalicão

Jornal do Ave

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A construção do novo terminal rodoferroviário de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, “é um fato à medida para o terceiro concelho mais exportador em Portugal, que tanto tem investido e agora vê também o país a investir nele”. As palavras são do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, que ontem esteve em Famalicão na cerimónia de assinatura da adenda ao Protocolo de Cooperação que permitirá o avanço da construção da maior plataforma da Península Ibérica de transporte rodoferroviário.

Miguel Pinto Luz enalteceu a importância da localização estratégica do equipamento da Medway que servirá “não só Famalicão e a sua indústria, mas também os seus vizinhos que contribuem para  o valor acrescentado bruto nacional”“O Estado não podia ficar indiferente a esta capacidade empreendedora, a esta capacidade de assumir risco e de fazer crescer o país.”, assinalou ainda o membro do Governo.

Refira-se que o investimento da Medway será superior a 60 milhões de euros, a que se estimam mais 11 milhões de euros das Infraestruturas de Portugal (IP) e do Município de Famalicão.

A alteração ao protocolo de cooperação – assinado em 2019 entre a IP, a Medway e o Município – incide sobre questões como a intervenção de cada parte no projeto e empreitadas, a cedência de materiais por parte da IP, expropriações e acertos dominiais, procedimentos operacionais, manutenção das futuras infraestruturas e compromissos de tráfego.

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“Tem sido um longo caminho que agora começa a ver luz. Um caminho em que muito nos empenhamos para que este projeto fosse bem-sucedido, não só pela importância que tem para o nosso ecossistema económico e produtivo, mas também da região e do país”, assinalou o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.

Este terminal vai tornar-se numa das maiores e mais estratégicas infraestruturas logísticas do país, ocupando uma área superior a 32 mil metros quadrados, o maior investimento privado em terminais intermodais em Portugal.

“Em termos processuais temos o projeto pronto e até ao final do ano creio que estaremos em condições de definitivamente avançar com a obra, que estimamos que da nossa parte tenha duração de 18 meses”, disse Carlos Vasconcelos, presidente do Conselho de Administração da Medway.

O presidente da IP, Miguel Cruz, falou “numa infraestrutura logística de nova geração, capaz de responder aos desafios futuros da internacionalização da economia portuguesa, da digitalização da cadeia logística e da transição para formas de transporte mais sustentáveis.”

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A construção do novo terminal rodoferroviário de Lousado vai permitir aumentar de forma muito significativa a capacidade de movimentação de mercadorias por ferrovia, com ligações diretas aos principais portos e centros logísticos nacionais, ponto de convergência de fluxos entre os portos, as zonas industriais do Norte do país e os grandes eixos ferroviários nacionais e internacionais. Será servido por uma ligação ferroviária direta à Linha do Minho, com linhas de carga e receção de comboios de até 750 metros, acessibilidades rodoviárias através de diversos eixos principais, e preparado para cargas especializadas como madeira ou contentores refrigerados, entre outras.

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