V.N. de Famalicão
Novos talentos do circo sobem ao palco da Casa das Artes de 24 a 28 de junho
As apresentações decorrem sempre às 21h30 no Grande Auditório da Casa das Artes, que se transforma num palco internacional com a exibição de 17 criações originais, fruto de um processo artístico desenvolvido por jovens oriundos de 12 países diferentes e dos cinco continentes.
Durante cinco dias, entre 24 e 28 de junho, Vila Nova de Famalicão vai acolher o talento de 19 artistas emergentes do circo contemporâneo, num ciclo de espetáculos integrados na iniciativa Àmostra, promovida pelo Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), em parceria com a Casa das Artes.
As apresentações decorrem sempre às 21h30 no Grande Auditório da Casa das Artes, que se transforma num palco internacional com a exibição de 17 criações originais, fruto de um processo artístico desenvolvido por jovens oriundos de 12 países diferentes e dos cinco continentes.
“O Àmostra não é apenas uma montra de espetáculos; é também um processo formativo de excelência, que acompanha os artistas desde a criação até à profissionalização”, destacou o INAC, em nota enviada à imprensa.
O trabalho apresentado resulta de um processo de mentoria contínua por parte das equipas técnica e artística do INAC. Este acompanhamento tem duas fases distintas: primeiro, durante o processo criativo, onde se promove a reflexão crítica sobre as escolhas artísticas de cada intérprete; depois, já após as apresentações, com foco na profissionalização dos artistas, nomeadamente na preparação de dossiers, fichas técnicas, conteúdos para redes sociais e vídeos promocionais.
Ao longo das cinco noites, o público poderá assistir a uma diversidade de linguagens e expressões performativas: desde propostas visuais e poéticas a criações fisicamente desafiantes, com nomes como “Monobloc” de Ivo Rocha (Brasil) e “Parabox” de Louise e Daniel Relle, Jessica Eschenbach ( Alemanha), a 24 de junho, “CasCaróN” de Nosossel (Espanha), “Depois do silêncio” de Marta Big Lady (Espanha) e “Fragmentar-se” de Bel Macari (Brasil), no dia 25, e “Tied Up” de Antonia Sebag (França), “Contra Todas As Probabilidades” de Lorena Echeverri, “Circlestanstes” de Deniz Keser (Turquia) e “Out to Dry” de Killian Sabourin (EUA). A 26 de junho apresentam-se “For your own safety” de Jenni De Hertogh (Bélgica), “Rougeoyer” de Pauline Wales (França), “Cerchio Cromatico” de Sette Tapparelle (Itália) e Busc(ando) de Kaio Apolinario (EUA). Para o último dia estão reservados os espetáculos “Falta uma” de Sevkat Gokce Dogan (Turquia), “Achète-moi et tu feras une bonne affaire” de Laurence Pauwels (Bélgica) e “Quem Ser” de Jeniffer Rodrigues (Brasil).
Os bilhetes para cada sessão, disponíveis para aquisição em www.casadasartes.org, custam quatro euros, havendo um valor reduzido de dois euros para estudantes, seniores e detentores do Cartão Quadrilátero Cultural.
-
Edição Papel4 dias atrásEdição papel nº313 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso19 horas atrásCavalo morre atropelado na Variante à EN 105 em Santo Tirso; há uma pessoa ferida
-
Santo Tirso4 dias atrásHomem detido após sequestrar irmão da ex-companheira e tentar fuga à GNR
-
Santo Tirso2 semanas atrásHomem detido após assalto a posto de combustíveis em Burgães
-
Santo Tirso2 semanas atrásDetida em Santo Tirso por cultivo de canábis
-
Notícias1 semana atrásIdoso encontrado sem vida na ETAR de Agra, em Fradelos
-
Santo Tirso2 semanas atrásSanto Tirso inicia programa de Natal a 28 de novembro
-
Santo Tirso2 semanas atrásGoverno substitui conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Médio Ave


