Notícias
Número de pessoas empregadas no Norte atingiu o maior valor dos últimos treze anos
Indicadores são relativos ao terceiro trimestre de 2024

A população empregada no Norte do país aumentou 1,3 por cento no 3.º trimestre de 2024, face ao período homólogo do ano transato, resultando na criação líquida de 22.700 novos postos de trabalho. O total de pessoas empregadas na região atingiu assim 1,78 milhões, o maior valor desde 2011.
Os resultados estão patentes no relatório trimestral “Norte Conjuntura”, lançado pela CCDR NORTE e que apresenta as tendências da evolução económica na Região.
De acordo com o relatório que está disponível on-line em https://www.ccdr-n.pt/pagina/regiao-norte/norte-conjuntura foi o setor dos serviços que impulsionou o crescimento do emprego do Norte no 3º trimestre de 2024, com um aumento homólogo de 3,1% na população empregada, o equivalente a 35.500 novos postos de trabalho. Em contrapartida, os setores primário e secundário registaram perdas de 3.900 e nove mil empregos, respetivamente.
No mesmo período, a educação destacou-se pelo acréscimo de 24.500 empregos, o maior crescimento homólogo entre os diferentes ramos de atividade do Norte. Por outro lado, as indústrias transformadoras reduziram 15.700 postos de trabalho, acentuando a tendência de queda que persiste há seis trimestres consecutivos.
A taxa de desemprego do Norte diminuiu de 6,3 por cento para 6,2 por cento entre o 2.º e o 3.º trimestres de 2024, aproximando-se do valor nacional, que é de 6,1 por cento.
De salientar ainda que os salários líquidos mensais dos trabalhadores por conta de outrem no Norte registaram um aumento real de 8,2 por cento em relação ao 3.º trimestre de 2023, superior à média nacional, que foi de 7,7%.
As notícias de recuperação da economia do Norte ganham, também, sustentação pelo crescimento das exportações de bens, que cresceram 1,9 por cento em termos homólogos, invertendo a tendência de queda dos quatro trimestres anteriores. Em Portugal, o aumento foi de 9,4%.
No que diz respeito ao setor do Turismo, importa referir que as dormidas nos estabelecimentos turísticos do Norte aumentaram 5,7 por cento no 3.º trimestre de 2024 face ao período homólogo de 2023, enquanto em Portugal o crescimento foi de 3,0%.
Nota ainda para a taxa de inflação do Norte que diminuiu de 3,1 por cento para 2,5 por cento entre o 2º e o 3º trimestres de 2024, enquanto em Portugal a diminuição foi de 2,7 para 2,2 por cento durante o mesmo período.
Refira-se que o relatório “Norte Conjuntura” reúne e analisa, desde 2006, a informação disponível mais relevante com vista à identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, da Região Norte no contexto nacional.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº307 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
40ª Feira de Artesanato e Gastronomia leva tradição e sabores a Famalicão
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Acidente em Ribeirão: condutor embate em mota, deixa casal ferido e foge
-
Santo Tirso5 dias atrás
Jovem de 16 anos apanhado com milhares de doses de droga em Santo Tirso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Homem detido em flagrante por violência doméstica em Vila das Aves
-
Desporto1 semana atrás
Troféu Francisco Costa traz ténis e solidariedade a Santo Tirso
-
Santo Tirso1 semana atrás
Incêndio em Água Longa deixa cinco pessoas desalojadas
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Despiste de trator em Fradelos faz um ferido