Fique ligado

V.N. de Famalicão

PAN apresenta José Lamego como candidato à União de Freguesias de Famalicão e Calendário

Entre as principais propostas locais, o PAN aponta a melhoria da segurança para peões e o reforço da mobilidade suave, bem como a criação de um Parque Florestal Municipal no Monte do Facho e no Monte de Santa Catarina.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

O partido Pessoas–Animais–Natureza (PAN) vai concorrer pela primeira vez à União de Freguesias de Famalicão e Calendário e anunciou José Lamego como cabeça de lista. A candidatura foi aprovada pela Comissão Política Concelhia e aposta numa proposta que articula proteção ambiental, inclusão social e bem-estar animal.

Residente em Calendário e com 57 anos, José Lamego é gestor de projeto e licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Aceitou o desafio com a intenção de contribuir para um território mais sustentável. “Vivemos tempos difíceis e instáveis e o futuro precisa de uma nova energia”, afirmou o candidato, sublinhando o compromisso de trabalhar por “uma comunidade mais inclusiva, mais empática, mais amiga da natureza e dos animais”.

Entre as principais propostas locais, o PAN aponta a melhoria da segurança para peões e o reforço da mobilidade suave, bem como a criação de um Parque Florestal Municipal no Monte do Facho e no Monte de Santa Catarina. A estrutura pretendida deverá incluir zonas protegidas e fomentar a preservação da biodiversidade, promovendo também a ligação ao Castro de S. Miguel-o-Anjo. Sobre este último, o candidato defende que o local deve ser um ponto de “educação ambiental e arqueológica” e não mais uma “artificialização, conforme anunciado pelo atual executivo”.

O partido pretende ainda travar a urbanização da mata da Boa Reguladora, considerando-a um “erro de ordenamento do território” e um reflexo da “falta de visão ambiental da coligação PSD/CDS”.

Publicidade

A candidatura defende igualmente um reforço das políticas de proteção animal. José Lamego sublinha a necessidade de mapear as colónias de gatos fora do programa CED (captura, esterilização e devolução) e propõe o alargamento dos espaços destinados a essas colónias, bem como a inscrição de verbas específicas no orçamento da freguesia para ações de esterilização. “É fundamental garantir políticas públicas de bem-estar animal”, frisou.

A candidatura do PAN apresenta-se como uma alternativa assente numa “visão integrada do território”, com enfoque no planeamento estratégico articulado entre a Câmara Municipal e as freguesias.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...