V.N. de Famalicão
Para a Meia Dúzia já cá cantam uma dúzia de anos de sucesso
Foi em 2012 que os irmãos Jorge e Andreia Ferreira começaram a dar corpo ao conceito que queriam para o projeto de ambos. Algo inovador, diferente, que misturasse as suas paixões: a química e a arte do lado de Jorge e a gastronomia e a engenharia alimentar de Andreia. Foi assim que nasceu a Meia Dúzia, a marca famalicense que junta produtos tradicionais portugueses, misturados em sabores inesperados e únicos, apresentados em tubos de tinta e com compotas de grande qualidade no seu interior.
“Teria que ser impactante, teria que se projetar internacionalmente e com o conceito de um produto tradicional, feito com produtos marcadamente portugueses, de elevada qualidade”, contava Jorge Ferreira, aquando da visita do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, à unidade de produção da Meia Dúzia, na freguesia de Outiz.
O autarca identificou Jorge e Andreia Ferreira como Rostos de Famalicão Região Empreendedora Europeia, lembrando que a Meia Dúzia foi um dos primeiros projetos inovadores a ser evidenciado pelo projeto municipal Famalicão Made IN.
“A Meia Dúzia exemplifica bem os valores que estiveram na génese da criação do Famalicão Made IN que, entre outras ações, passam pela projeção do que de melhor se faz no nosso território”, apontou Mário Passos. “O produto é de qualidade, mistura sabores tradicionais e a tudo isto acrescentaram a ideia de uma embalagem inovadora, uma bisnaga que acrescenta valor ao conceito”, acrescentou o autarca.
A marca tem hoje cinco lojas no Porto e em Lisboa, de onde os turistas levam a Meia Dúzia como “o souvenir, regalo ou gifts mais original que podem levar consigo para experimentar os genuínos sabores de Portugal”, acrescenta Andreia Ferreira.
“Hoje, a Meia Dúzia apresenta uma gama de produtos que proporciona diversas experiências a quem nos visita, que apreciam o que fazemos e nos levam pelo mundo inteiro”, diz, “concretizando aquilo que era a nossa ambição e nos enche de orgulho que é produzir desde Famalicão uma marca que é marcadamente portuguesa e é reconhecida pelo sabor, qualidade e pela inovação que colocamos no packaging e na apresentação”.
A inovação do projeto dá-lhe asas desde a sua génese e parece não haver limites para as experiências. Hoje a marca proporciona perto de uma centena de experiências relacionadas com produtos de origem portuguesa, que misturam matérias primas de produção biológica como os mirtilos, groselhas, framboesas, figos e ervas aromáticas em compotas, chás, licores, azeites, doces e salgados.
A empresa continua a ser marcadamente familiar e tradicional, “porque gostamos de meter a mão em todo o processo”, aponta Jorge Ferreira. A unidade de produção vai crescer em breve, num projeto “que permita dar maior capacidade de resposta à procura crescente que temos”.
Além da presença nas lojas físicas em Lisboa e no Porto, a marca chega aos quatro cantos do mundo através dos turistas-visitantes e da loja online. “Orgulha-nos, por exemplo, estar à venda na companhia aérea da Coreia do Sul, onde somos reconhecidos e recomendados com a nossa marca de assinatura “Portuguese Flavours Experiences,” remata Andreia Ferreira.
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