V.N. de Famalicão
Parceria reforça aposta de Famalicão na inovação e nas startups
O acordo visa apoiar empresas com estatuto reconhecido de startup e scaleup, com sede ou atividade em Famalicão
O Município de Vila Nova de Famalicão assinou esta quinta-feira, 8 de maio, um memorando de entendimento com a Startup Portugal, com o objetivo de reforçar o compromisso do concelho com a dinamização do ecossistema de inovação e empreendedorismo.
A cerimónia de assinatura decorreu na Alfândega do Porto e contou com a presença do vereador da Economia e Empreendedorismo, Augusto Lima. O acordo visa apoiar empresas com estatuto reconhecido de startup e scaleup, com sede ou atividade em Famalicão, fomentando a competitividade, a inovação e a criação de valor no território.
Segundo o vereador Augusto Lima, “o Município de Famalicão tem um forte interesse em promover o empreendedorismo, em especial o de base tecnológica, através do apoio especializado do Famalicão Made IN e do desenvolvimento de iniciativas estruturadas”. O autarca considera que “a celebração deste memorando com a Startup Portugal representa uma convergência de vontades, que permitirá consolidar e expandir a nossa ação junto das startups e scaleups, potenciando um ecossistema local cada vez mais competitivo e inovador”.
Nos termos do memorando, a Startup Portugal compromete-se a partilhar informação relevante sobre o ecossistema nacional, apoiar a captação de talento e investimento, divulgar iniciativas locais junto da sua rede de contactos e promover o Famalicão Made IN como incubadora acreditada e membro da Rede Nacional de Incubadoras.
Por seu lado, o Município de Famalicão assume o reforço do programa Famalicão Made IN como pilar estratégico de apoio ao empreendedorismo, promovendo a educação nesta área, valorizando a rede de mentores e dinamizando ações como o JUMP, Elevador, Showcase e Hackathon. A autarquia compromete-se ainda a qualificar as áreas de acolhimento empresarial, atrair novos projetos e consolidar o Famalicão IN HUB, em Vale S. Cosme, como centro de excelência para o empreendedorismo e inovação tecnológica.
O concelho de Vila Nova de Famalicão tem vindo a destacar-se pelo seu tecido industrial diversificado, fortemente exportador e pela aposta no empreendedorismo tecnológico. Este reconhecimento foi reforçado em 2024, quando Famalicão foi distinguido como Região Empreendedora Europeia pelo Comité das Regiões Europeu, no âmbito da estratégia “Do Made IN Famalicão ao Created IN Famalicão”.
A Startup Portugal é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades de interesse público no âmbito da promoção do empreendedorismo.
-
Edição Papel3 dias atrás
Edição papel nº318 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais
-
Santo Tirso1 semana atrás
Incêndio em estabelecimento de restauração em Vilarinho,
-
Santo Tirso1 semana atrás
Despiste e colisão de camião na A3 provoca cinco feridos junto ao nó Santo Tirso/Trofa
-
Desporto2 semanas atrás
Clubes de Santo Tirso, Famalicão e Trofa com boas prestações nos Campeonatos Nacionais de Estrada
-
Santo Tirso1 semana atrás
Obras no antigo Centro de Saúde de S. Martinho do Campo já arrancaram
-
Santo Tirso5 dias atrás
Mau tempo provoca encerramento de espaços públicos e várias ocorrências em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Paulo Reis anuncia candidatura à liderança do PSD de Vila Nova de Famalicão


