V.N. de Famalicão
Paulo Cunha apela à autonomia estratégica da Europa e reforço de laços transatlânticos
Paulo Cunha defende que Europa deve ser “parceira e não dependente de parceiros”.
O eurodeputado famalicense Paulo Cunha, chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu, destacou esta quarta-feira, em Estrasburgo, a necessidade de reforçar a soberania e a autonomia estratégica da União Europeia, defendendo que a Europa deve ser “parceira e não dependente de parceiros”. Na intervenção, realizada no âmbito da análise às conclusões da última reunião do Conselho Europeu, sublinhou a importância de manter laços sólidos com os Estados Unidos e o respeito por princípios fundamentais como o Estado de Direito, a consolidação do projeto europeu e o apoio inequívoco à Ucrânia.
“O acordo político fundador da estabilidade nas instituições europeias assenta em três pilares inegociáveis: a consolidação do projeto europeu, o apoio à Ucrânia e a defesa intransigente do Estado de Direito. A nova administração americana mostra o quanto necessitamos de uma relação transatlântica forte com os Estados Unidos”, afirmou.
O eurodeputado enfatizou ainda que a independência europeia depende da adoção de políticas económicas robustas, como a redução dos preços da energia e o desbloqueio do investimento no mercado único, essenciais para o crescimento económico da União.
Durante a intervenção, Paulo Cunha também abordou a constituição, esta semana, da Comissão Parlamentar para a Habitação, uma prioridade da Aliança Democrática (AD). O deputado considerou que a crise habitacional exige uma resposta adequada, sublinhando ainda que a crise demográfica é uma ameaça ao crescimento da Europa enquanto potência mundial.
No debate, que contou pela primeira vez com a participação de António Costa como presidente do Conselho Europeu, Paulo Cunha expressou otimismo relativamente à nova liderança. “Esperamos que esta seja uma etapa na construção de uma União Europeia mais coesa e forte, unida pelos seus valores e propósitos, e que o novo presidente do Conselho seja um mobilizador de vontades e construtor de compromissos entre todos os Estados-membros”.
-
Edição Papel4 dias atrás
Edição papel nº318 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais
-
Trofa3 dias atrás
A história de João, combatente na guerra da Ucrânia
-
Santo Tirso1 semana atrás
Incêndio em estabelecimento de restauração em Vilarinho,
-
Santo Tirso1 semana atrás
Despiste e colisão de camião na A3 provoca cinco feridos junto ao nó Santo Tirso/Trofa
-
Santo Tirso3 dias atrás
Requalificação do CineTeatro de Santo Tirso entra em fase técnica
-
Desporto2 semanas atrás
Clubes de Santo Tirso, Famalicão e Trofa com boas prestações nos Campeonatos Nacionais de Estrada
-
Santo Tirso1 semana atrás
Obras no antigo Centro de Saúde de S. Martinho do Campo já arrancaram


