Santo Tirso
Poesia Livre de regresso a Santo Tirso de sexta a domingo
Celebração da poesia traz a Santo Tirso o grupo Vozes da Rádio e projeto de Adolfo Luxúria Canibal

Santo Tirso volta esta semana a celebrar a poesia em todas as suas formas, com a realização do evento Poesia Livre, que decorrerá de sexta-feira a domingo. A iniciativa promete levar a poesia a vários espaços do concelho, com destaque para escolas, instituições culturais e religiosas, assinalando o Dia Mundial da Poesia, celebrado a 21 de março.
A abertura oficial do programa acontece na próxima sexta-feira, às 10h30, na Praça Conde São Bento, com a participação de agrupamentos escolares e instituições locais. O momento inaugural será marcado por leitura e partilha de poemas, estendais poéticos, cabine poética, estátuas vivas, performances e outras ações de promoção da poesia.
Este ano, a música e a palavra unem-se para dar vida ao evento. O grupo Vozes da Rádio e o projeto de spoken word de Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos Mão Morta, são dois dos momentos mais aguardados.
Às 17h00, a Praça Conde São Bento recebe o espetáculo “Entre Grooves e Poemas”, uma fusão entre poesia e sonoridade urbana, protagonizada pelo rapper MadNixa e o produtor Proflow, que dão voz a textos de grandes mestres da literatura.
Já às 18h00, o Club Thyrsense acolhe o grupo GRÃO, com o espetáculo “Poemas Breves Sobre Coisas da Existência”, inspirado no livro Fruta da Época de Francisco Coelho Neves. Com Miguel Ramos e João Luzia, o projeto alia poesia, voz e guitarras num concerto intimista e reflexivo.
À noite, a celebração continua na Fábrica de Santo Thyrso, com o concerto das Vozes da Rádio, marcado para as 21h30. O quarteto portuense promete um espetáculo irreverente, com versões a capella de canções reinventadas, combinando humor, improviso e virtuosismo vocal.
Pelas 23h00, o palco da Fábrica recebe Estilhaços, projeto que junta a voz singular de Adolfo Luxúria Canibal à música de António Rafael (teclados), Henrique Fernandes (contrabaixo) e Jorge Coelho (guitarra elétrica), num concerto onde a literatura e a música se cruzam em atmosfera intensa e poética.
Ao longo do fim de semana, o espírito da Poesia Livre continuará a ecoar um pouco por todo o concelho, com um conjunto alargado de atividades promovidas por escolas e instituições locais: saraus poéticos, encontros com escritores, arruadas poéticas, performances, momentos de música e dança, entre outras iniciativas.
A poesia chegará ainda às igrejas de Vila das Aves e Vila Nova do Campo, com momentos dedicados à palavra e à reflexão poética.
Todos os espetáculos são de entrada livre, sujeita à lotação dos espaços.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº299 do Jornal do Ave
-
Biz & Tech5 dias atrás
Recebeu uma SMS para pagar uma multa da GNR? Cuidado, é burla!
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Parque da Feira reabre este sábado
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa eleito presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão
-
Santo Tirso1 semana atrás
Reacendimento de incêndio atinge novamente empresa de reciclagem na zona da Palmeira, em Santo Tirso
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrás
Memórias e História do Vale do Ave | Uma questão de cores. Apontamentos da história dos Bombeiros Voluntários Tirsenses
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Festa da Flor vai colorir Famalicão
-
Trofa2 semanas atrás
Detido na Trofa por suspeita de violação no ginásio