Santo Tirso
Por ano, são diagnosticados 450 casos de cancro na ULS do Médio Ave
Anualmente, mais de 450 novos casos de cancro são referenciados para tratamento na unidade, abrangendo os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.

A Unidade Local de Saúde do Médio Ave (ULSMAve) vai assinalar o Dia Mundial do Cancro, que se celebra a 4 de fevereiro, com uma ação de sensibilização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A iniciativa decorre num contexto em que, anualmente, mais de 450 novos casos de cancro são referenciados para tratamento na unidade, abrangendo os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.
Segundo a nota informativa da ULS Médio Ave, os tipos de cancro mais prevalentes na região são o do pulmão, da mama, do aparelho digestivo e da próstata. Só no último ano, foram admitidos para tratamento 130 novos casos de cancro da mama, 60 de cancro colorretal e 45 de cancro gástrico. No entanto, estes números não refletem a totalidade dos diagnósticos, uma vez que alguns doentes são orientados para outras unidades hospitalares.
O Serviço de Oncologia da ULSMAve assegura atualmente o tratamento de cancros da mama, gástrico, colorretal e da tiroide, enquanto as restantes neoplasias malignas são acompanhadas no IPO do Porto ou em hospitais de referência de Braga e Porto. Desde 2019, a unidade tem um protocolo de colaboração com o IPO do Porto para melhorar a resposta à patologia oncológica.
A nível global, o cancro continua a ser uma das principais causas de morte, responsável por cerca de 10 milhões de óbitos anuais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada cinco pessoas desenvolverá cancro ao longo da vida, sendo que um terço dos casos pode ser prevenido e outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado de forma adequada.
Entre as medidas preventivas recomendadas pela ULS Médio Ave estão a adoção de hábitos saudáveis, como evitar o tabaco e o consumo excessivo de álcool, manter um peso saudável, praticar exercício físico regular, vacinar-se contra infeções como o papilomavírus humano (HPV) e a hepatite B, e aderir aos rastreios de diagnóstico precoce.
-
Edição Papel4 dias atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
Desporto2 semanas atrás
Mentira de 1 de abril – Medio Ave vai ter maior complexo de atletismo do Norte de Portugal
-
Trofa2 semanas atrás
Preso por crimes sexuais na estação da Trofa após abordar jovens
-
Desporto2 semanas atrás
Montalegre brilha no arranque do Rally X South e coloca Portugal no topo da Europa
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF