V.N. de Famalicão
“Presépio das Cinzas” homenageia vítimas dos incêndios

Os Escuteiros da paróquia de Santa Maria de Nine, do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, construíram um presépio original, que honra as vítimas dos incêndios do verão passado, e que pode ser visitado até ao próximo dia 7 de janeiro.
O “Presépio das Cinzas” foi construído com recurso a madeiras queimadas em Pedrogão Grande e pretende sensibilizar os visitantes para a tragédia que assolou o país. A capela de Santo António foi usada para recriar a tradicional cena da Natividade, estando cercada pelo negrume de madeiras queimadas.
O Arciprestado explicou que o visitante “tem à sua frente um breve percurso a fazer, ladeado por ramos secos e crispados, a par das cinzas espalhadas pelo chão, que evocam uma imagem de desolação e dor”.
Os escuteiros adiantaram que o “Presépio de Santo António apelava a uma missão de esperança tornada mais urgente pelas circunstâncias vividas este ano” e enfatizaram o desejo de que “o breve percurso realizado neste espaço acompanhe o lento, mas gradual, caminho que das cinzas nos conduz à esperança e à vida trazidas e renovadas por Jesus Cristo”.
Assim, parte das contribuições no âmbito das “Festas do Menino” vão reverter para o projeto “Criar Bosques” da Quercus, que se destina a recolher sementes de espécies autóctones.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso1 semana atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso reforçam capacidade com nova cisterna para transporte de água
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Trapezistas dizem ter sido agredidos e ameaçados de morte no circo, na Trofa
-
Santo Tirso1 semana atrás
Acidente em Burgães provoca um ferido grave
-
Desporto2 semanas atrás
Francisco Silva alcança 7.º lugar em competição de karaté internacional
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Rusga de Joane volta a reviver tradição das Rosquinhas e Tremoços na 5.ª Feira Santa