V.N. de Famalicão
Programa Acompanhar apoiou mais de 840 crianças e jovens em Famalicão
Entre os 844 alunos acompanhados, 197 tinham pelo menos duas retenções e 234 estavam em situação de risco, incluindo o risco de abandono escolar.

O Programa Acompanhar, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, apoiou 844 crianças e jovens durante o ano letivo 2023/2024, abrangendo cerca de 6,47% da população estudantil do concelho, entre o 1.º ciclo e o ensino secundário. A iniciativa registou uma taxa de sucesso educativo de 96%, segundo os dados apresentados na reunião de avaliação do projeto.
Os dados foram fornecidos pela Câmara Municipal que, no último ano, através do programa, reforçou a intervenção nas escolas localizadas fora da área urbana e intensificou as respostas pedagógicas nos Agrupamentos de Escolas Terras do Ave, Padre Benjamim Salgado e Dona Maria II, com especial incidência na Escola Básica de Arnoso.
Destinado a apoiar alunos em risco de exclusão, o Programa Acompanhar envolve mais de 20 parceiros, incluindo escolas, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, instituições particulares de solidariedade social, cooperativas de ensino, organismos públicos e associações juvenis.
Segundo a edilidade, entre os 844 alunos acompanhados, 197 tinham pelo menos duas retenções e 234 estavam em situação de risco, incluindo o risco de abandono escolar. O programa abrangeu também 37 alunos com necessidades específicas e mais de 160 provenientes de territórios vulneráveis, como bairros sociais e zonas periféricas afetadas por bolsas de pobreza.
De acordo com um inquérito realizado junto de mais de 450 alunos, 76% afirmaram que o programa os ajudou a compreender melhor as emoções, 72% sentiram que melhoraram o controlo do comportamento perante adversidades e 71% adquiriram ferramentas para fortalecer a relação com a família. Em termos de desempenho escolar, 43% dos participantes registaram melhorias na avaliação.
Para o ano letivo 2024/2025, o Programa Acompanhar já integra 862 crianças e jovens, entre os 6 e os 19 anos, que participam em diversas ações de apoio e capacitação.
-
Edição Papel7 dias atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Quase 60 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso recusam saída
-
Santo Tirso1 semana atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso