V.N. de Famalicão
Projeto “Há Cultura” leva 16 ações artísticas a todo o concelho de Famalicão
Entre 2025 e 2027, estão previstas 14 residências artísticas nas Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF), três encontros de cinema e um encontro de arte e comunidade, com o objetivo de promover a inclusão social através das artes.

A cultura vai estar em destaque em Vila Nova de Famalicão nos próximos anos com o projeto ‘Há Cultura 2024-2027’, que prevê a realização de 16 iniciativas artísticas em diferentes pontos do concelho. A iniciativa, que representa um investimento superior a 350 mil euros, aposta na cocriação com a comunidade e abrange áreas como música, teatro, dança e circo contemporâneo.
Segundo nota informativa da Câmara Municipal, o projeto conta com financiamento da União Europeia, através do Programa Regional Norte 2030, e será desenvolvido em coprodução com o Teatro Narciso Ferreira. Além disso, envolve oito parceiros artísticos locais e duas entidades regionais, que terão um papel fundamental na dinamização das atividades.
O presidente da autarquia, Mário Passos, destaca a continuidade do investimento cultural no concelho, sublinhando que a estratégia de inclusão social e formação de públicos tem sido um sucesso. “Vimos, nesta candidatura, uma oportunidade de reforçar uma estratégia cultural que já está no terreno e que tem sido bem-sucedida”, refere.
Entre 2025 e 2027, estão previstas 14 residências artísticas nas Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF), três encontros de cinema e um encontro de arte e comunidade, com o objetivo de promover a inclusão social através das artes. O projeto-piloto já arrancou no final de 2023 com a criação do ‘Coro de Jazz’, orientado pela associação O Eixo do Jazz, que culminou num concerto inédito protagonizado por 25 cidadãos famalicenses.
Atualmente, encontra-se em desenvolvimento a iniciativa “Tás a Rir do Quê?”, dinamizada pelo INAC e a Fértil, com as comunidades de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro. O projeto assenta no circo contemporâneo e decorre na Casa da Pedreira, em Gondifelos.
O “Há Cultura” teve início em 2019 como um projeto de descentralização cultural, promovendo o acesso à cultura e a formação de novos públicos. Entre 2020 e 2022, o programa “Cultura Para Todos”’” envolveu cerca de 900 cidadãos em 17 ações de cocriação. Desde então, a autarquia tem vindo a reforçar esta aposta, desenvolvendo mais seis projetos comunitários com o apoio da rede ‘Sobre o Palco’, que reúne cerca de duas dezenas de entidades artísticas famalicenses.
-
Edição Papel5 dias atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Quase 60 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso recusam saída
-
Santo Tirso2 semanas atrás
História da agricultura em Santo Tirso e Trofa em exposição (c/ vídeo)