V.N. de Famalicão
Projeto “Sons do Bairro” de Famalicão é exemplo de integração social através da música
Até ao momento, o “Sons do Bairro” já deu origem à produção de 25 músicas originais, envolvendo cerca de 50 jovens participantes.

O projeto “Sons do Bairro”, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, continua a destacar-se como uma boa prática no âmbito da inclusão social e educacional. Criado em 2023, o projeto nasceu nas urbanizações municipais e tem vindo a afirmar-se como um exemplo de como a música pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social.
Com oficinas musicais dirigidas a crianças, adolescentes e jovens residentes em bairros municipais, o “Sons do Bairro” foi recentemente apresentado no IV Congresso Luso-Brasileiro de Serviço Social Escolar, que decorreu no auditório do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, em Famalicão. Sob o tema “A promoção do sucesso educativo – Uma construção colaborativa”, o congresso serviu de palco para a partilha de experiências e reflexão sobre o papel da colaboração interinstitucional na construção de percursos educativos de sucesso.
Para João Costa, um dos responsáveis pelo projeto, o “Sons do Bairro” inverte a lógica tradicional de intervenção social: “Normalmente as pessoas do bairro vão beber recursos à comunidade, mas desta vez é a comunidade que vem beber recursos às urbanizações e é assim que Sons do Bairro se constrói e promove a inclusão”.
Também no plano nacional e internacional, o projeto tem vindo a merecer destaque. Foi recentemente apresentado nos Encontros Exploratórios de Prática Musical Inclusiva, promovidos pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa Iberorquestras Juvenis. O evento, que decorreu em Arronches, no Alto Alentejo, reuniu especialistas, músicos, educadores e gestores culturais de vários países ibero-americanos.
Segundo a Câmara Municipal de Famalicão, “o projeto constitui um instrumento relevante na promoção da igualdade de oportunidades, valorizando os talentos locais e contribuindo para o reforço da coesão social”. Até ao momento, o “Sons do Bairro” já deu origem à produção de 25 músicas originais, envolvendo cerca de 50 jovens participantes.
A autarquia sublinha ainda que “esta é uma iniciativa que fortalece os laços comunitários, promove o respeito pela diversidade cultural e posiciona a música como meio privilegiado de expressão, desenvolvimento e integração social”.
-
Edição Papel4 dias atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
Desporto2 semanas atrás
Mentira de 1 de abril – Medio Ave vai ter maior complexo de atletismo do Norte de Portugal
-
Desporto2 semanas atrás
Montalegre brilha no arranque do Rally X South e coloca Portugal no topo da Europa
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF