Desporto
Rali de Santo Tirso voltou a encher as ruas de emoção

Realizou-se nos dias 9 e 10 de maio o Rali de Santo Tirso 2025, terceira prova pontuável para o Campeonato Norte de Ralis (CNR). A organização esteve, uma vez mais, a cargo do Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST), reconhecido pelo profissionalismo e pela qualidade do evento, considerado por muitos como a melhor prova do campeonato.
A competição arrancou na sexta-feira com a já habitual e muito aguardada super-especial noturna, que decorreu entre o Parque D. Maria II e a Igreja Matriz. O espetáculo atraiu centenas de entusiastas e marcou o início vibrante de um fim de semana dedicado ao desporto automóvel.
No sábado, os pilotos enfrentaram as classificativas “Guimarei / Serra”, “Mourinha / Hortal”, “Serra de Agrela” e “Refojos / Assunção”, num total de 60,95 km cronometrados em asfalto.
O experiente Armindo Araújo, acompanhado pelo filho Tomás Araújo, deu espetáculo ao volante de um Skoda Fabia N5, desempenhando o papel de “carro 0”.
A nível competitivo, Filipe Teixeira / António Campos, em Citroën DS3 R5, brilharam na primeira passagem por “Guimarei / Serra” e venceram também a super-especial. Contudo, no segundo dia, problemas mecânicos impediram-nos de continuar na liderança. A dupla Marco Oliveira / Ricardo Sousa, ao volante de um Volkswagen Polo N5, assumiu o comando e não mais largou até conquistar o lugar mais alto do pódio.
Na luta pelo segundo lugar, Gaspar Pinto / Bernardo Gusmão, em Mitsubishi Lancer Evo VIII, levaram a melhor sobre Tiago Silva / Pedro Alves, em Ford Fiesta R5, após a sexta especial, garantindo o segundo posto, com Silva a completar o pódio.
O quarto lugar da geral foi conquistado por Mário Castro / Ricardo Cunha, em Renault Clio R3T, que recuperaram após um arranque de prova menos positivo.
Entre os pilotos da casa, destaque para a prestação de José Gil / Luís Silva, em Ford Escort RS MKI, que alcançaram um excelente 7.º lugar da geral, sendo os melhores classificados do concelho. Logo atrás, Rui Marçal Lima / Edgar Nóvoa, em Opel Adam, venceram a Classe 11. Fora do “Top 10”, mas com uma vitória destacada na Classe 2, ficaram os tirsenses Adélio Araújo / João Oliveira, que se estrearam ao volante de um Peugeot 208 R2.
A próxima ronda do Campeonato Norte de Ralis será o Rali de Famalicão, agendado para os dias 30 e 31 de maio.
Texto e Foto: Marco Monteiro / Manuel Bessa Carvalho
-
Edição Papel4 dias atrás
Edição papel nº300 do Jornal do Ave
-
Biz & Tech1 semana atrás
Recebeu uma SMS para pagar uma multa da GNR? Cuidado, é burla!
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Reacendimento de incêndio atinge novamente empresa de reciclagem na zona da Palmeira, em Santo Tirso
-
Desporto1 semana atrás
Rali de Santo Tirso regressa dias 9 e 10 de maio com Super Especial Noturna junto ao Mosteiro de São Bento
-
Santo Tirso1 semana atrás
Câmara de Santo Tirso lança concurso público para projeto de reabilitação do antigo Cine-Teatro
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Sabe se a sua freguesia aderiu à Bilha Solidária? Apoio para aquisição de gás aumentou
-
Santo Tirso1 semana atrás
Escuteiros de São Martinho do Campo vivem aventura “inesquecível” nos Açores
-
Santo Tirso2 semanas atrás
REN prevê recuperar eletricidade no Grande Porto em 2 horas e consumos prioritários em Lisboa em 5 a 6 horas