Desporto
Rali Serras de Fafe bem molhado
O melhor piloto português foi sempre o tirsense Armindo Araújo.

Nos dias 7 e 8 de março, deu-se o início do CPR (Campeonato de Portugal de Ralis) nos míticos troços de Fafe, Felgueiras, Cabeceiras de Basto e Boticas. Este ano, a prova não contou para o Europeu de Ralis, mas mesmo assim teve uma excelente lista de inscritos, contando com alguns pilotos mundialistas.
As condições meteorológicas não ajudaram, a chuva deixou os troços com muita lama, dificultando a vida aos pilotos, mas graças ao bom trabalho da Demoporto feito na sua preparação, acabou por correr tudo bem.
Em termos desportivos, a discussão pela vitória esteve sempre nas mãos de pilotos estrangeiros. O campeão nacional Kris Meeke – coadjuvado por Stuart Loundon – agora piloto de Toyota Caetano Portugal, dominou a prova inaugural do CPR, apesar da intromissão de Martins Sesks/Ralfs Igavens em Ford Fiesta Rally 2, em que o piloto da Letónia até chegou a passar pelo comando do rali. Do lado da Hyundai Portugal, a dupla espanhola Dani Sordo/Cândido Carrera começou a manhã de sábado com um toque e um furo que a fez perder cerca de um minuto e com isso toda a esperança de lutar pela vitória.
Contas feitas, depois do abandono de Martins Sesks com problemas na direção assistida do Ford e da gestão de Meeke e Sordo pelos dois primeiros lugares, o melhor piloto português foi sempre o tirsense Armindo Araújo, que apesar de ser difícil ir ao ritmo de quem tem a “escola” do WRC, esteve sempre em lugares de destaque, deixando Ricardo Teodósio, José Pedro Fontes e Pedro Meireles a uma considerável distância.
No CPR 2RM (duas rodas motrizes), o vimaranense Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4) dominou em absoluto, terminando com 15,6 segundos face a Hélder Miranda (Peugeot 208 Rally4), sendo de destacar ainda a exibição de Sérgio Dias (Peugeot 208 Rally4). Henrique Moniz e Rafael Cardeira, também em Peugeot 208 Rally4, completaram o “top 5”.
No Campeonato Promo, foi inglória a superioridade de Adruzilo Lopes (Mitsubishi Lancer Evo X), que liderou da primeira à última das 11 classificativas, para a qual entrou com uma vantagem de 30,1 segundos em relação a Miguel Carvalho (Hyundai i20 N5). Problemas mecânicos ditaram a desistência do piloto de Vizela e a subida do seu rival ao lugar mais alto do pódio.
O piloto de Famalicão Pedro Almeida teve de desistir logo na segunda classificativa, depois de um toque ligeiro ter provocado danos que se tornaram terminais.
A próxima prova do CPR disputa-se no Algarve, no último fim de semana de março.
Marco Monteiro/Adriana Azevedo
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