Notícias
Recolhidas 870 toneladas de “monstros” domésticos em cinco anos

De segunda a sábado, os tirsenses têm à disposição um serviço gratuito de recolha de monstros domésticos, que tem sido cada vez mais utilizado.
Segundo a Câmara Municipal de Santo Tirso, desde 2013, foram recolhidas mais de 870 toneladas de monstros domésticos em todo o território do concelho. Móveis, sofás e colchões são os materiais mais recolhidos neste serviço, que é realizado porta a porta, em data e hora a acordar com o munícipe.
Este ano, foram recolhidas 180 toneladas destes resíduos, quantidade que supera em “quase mais 40 toneladas” do total registado em 2016. O número de pedidos também aumentou: 900 requerimentos em 2016, contra 1105 registados até ao início de outubro deste ano.
Joaquim Couto, presidente da autarquia, garante que “a adesão ao serviço tem vindo a aumentar nos últimos anos, também fruto da campanha que a Câmara tem vindo a realizar nesta área, sensibilizando a população para atitudes amigas do ambiente e promoção de um Município mais limpo”.
O edil defende que o serviço “é uma mais-valia” no que toca “à proteção do ambiente”, evitando que “os resíduos volumosos se acumulem em locais inadequados”, como a floresta ou a via pública.
Após a recolha, estes resíduos são depositados no Ecocentro de Santo Tirso. Os materiais são desmantelados, separados para serem colocados nos contentores por tipo de material. Os resíduos que não são passíveis de valorização são encaminhados para um aterro sanitário.
No Programa de Recolha de Monstros são também recolhidos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, bem como resíduos de construção e demolição, embora em menor número.
São considerados “monstros” os objetos volumosos, provenientes das habitações que pelas suas dimensões, forma ou volume, não podem ser recolhidos nos circuitos normais de recolha como, por exemplo, eletrodomésticos. O serviço de recolha de monstros destina-se a recolhas pontuais, não podendo ser utilizado para a recolha de grandes quantidades de objetos, nomeadamente em casos de esvaziamento de uma habitação.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº297do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Andreia Neto em lugar elegível para reeleição como deputada
-
Santo Tirso2 semanas atrás
António Soares é candidato pelo Bloco de Esquerda à Câmara de Santo Tirso
-
Santo Tirso6 dias atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
Trofa2 semanas atrás
Junta de Freguesia do Coronado compra loja e garante continuidade de caixa multibanco
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Mobiave avança com campanha de 3 dias de viagens gratuitas
-
Desporto2 semanas atrás
Armindo Araújo quer “exibição ao mais alto nível” no Rali do Algarve
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Apresentados os candidatos do PS às freguesias de Famalicão