V.N. de Famalicão
Rede de Museus de Famalicão dá testemunho em conferência internacional

A Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão vai estar representada na Conferência digital “Museus e Responsabilidade Social – Participação, Redes e Parcerias” que vai decorrer nos dias 23 e 24 de março. A iniciativa é organizada pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
A Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão foi convidada a participar na mesa-redonda “Redes de Museus em Portugal à escala nacional e territorial: experiências e perspetivas”, que se realiza no dia 23, pelas 16h30. A mesa-redonda será moderada por Isabel Fernandes e conta com a participação de Rita Jerónimo (Direção-Geral do Património Cultural), Mariana Jacob Teixeira (Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão) e Margarida Moleiro (Rede de Museus do Médio Tejo).
A participação da Rede de Museus é reflexo da notoriedade nacional que o Município de Vila Nova de Famalicão tem alcançado no âmbito do seu panorama museológico local através de um importante investimento em programas de capacitação dos seus profissionais, processos de credenciação dos museus, apoio técnico e financeiro, criação de protocolos de cooperação com organismos vocacionados para a investigação e na articulação, estabelecimento de parcerias e de programação de projetos em rede.
A participação é gratuita e aberta a todos os cidadãos, mediante inscrição prévia, até ao dia 12 de março através do seguinte formulário https://bit.ly/3rGodwF
A conferência é bilingue, português/inglês, com tradução simultânea.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, preside à cerimónia de abertura, que contará também com a participação do Diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça.
“Museus e responsabilidade social: preparar o futuro pós-pandemia – tendências e desafios” é o tema da palestra inaugural, a proferir por François Mairesse, investigador e professor de Museologia na Universidade de Paris 3 – Sorbonne (França). A sessão de encerramento, dia 24 às 12h30, será presidida pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.
Esta conferência é a segunda iniciativa de um ciclo de três conferências do Trio de Presidências do Conselho da União Europeia (Alemanha, Portugal e Eslovénia) em torno de um tema comum: a relação entre Museus e Responsabilidade Social.
A primeira conferência realizou-se a 17 e 18 de setembro de 2020, no quadro da Presidência Alemã, e a terceira decorrerá dias 23 e 24 de setembro de 2021, já no âmbito da Presidência Eslovena. São parceiros da DGPC neste evento a NEMO – Network of European Museum Organisations e a Associação de Museus da Eslovénia.
A reflexão sobre a responsabilidade social dos museus está em linha com as prioridades da Cultura na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em particular no quadro de uma Europa resiliente, social e global, pretendendo contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais coesas e solidárias.
Consulte o programa da conferência através do site https://www.culturaportugal.gov.pt/ ou no link https://bit.ly/3aLE2Lv
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso1 semana atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso reforçam capacidade com nova cisterna para transporte de água
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Trapezistas dizem ter sido agredidos e ameaçados de morte no circo, na Trofa
-
Santo Tirso1 semana atrás
Acidente em Burgães provoca um ferido grave
-
Desporto2 semanas atrás
Francisco Silva alcança 7.º lugar em competição de karaté internacional
-
Santo Tirso2 semanas atrás
ULS Médio Ave celebrou 50 anos do Internato Médico com homenagem aos primeiros internos