Biz & Tech
Revolução Tecnológica: Como as Plataformas SaaS Estão a Transformar o Controlo Interno e a Gestão de Recursos Humanos

Nos últimos anos, assistimos a uma verdadeira revolução no setor da tecnologia, especialmente na expansão das plataformas de SaaS (Software as a Service) e soluções Cloud. Estas inovações estão a remodelar profundamente a forma como as empresas gerem os seus processos internos, com especial foque na gestão dos recursos humanos. Ao longo do artigo, exploramos as vantagens e transformações trazias por estas tecnologias modernas, sublinhando como estas estão a contribuir para uma gestão mais eficiente e dinâmica nas organizações.
Começaremos por perceber o que são as plataformas SaaS. Estes serviços são modelos de destribuição de software onde as aplicações são alojadas por um serviço externo e disponibilizadas aos clientes através da internet. Este modelo contradiz a abordagem tradicional de instalar e mantar os softwares localmente, apresentando às empresas a possibilidade de aceder às aplicações de forma flexível e remotamente.
Podemos encontrar várias vantagens nestas plataformas, como a sua escala e personalização, sendo que este tipo de serviço permite facilmente a sua escalabilidade, adaptando-se às necessidades de mudança das empresas, onde também oferecem opções de personalização para dar resposta a requisitos dos clientes. Outra vantagem é a facilidade com que as mesmas podem ser atualizadas. Ao contrário dos modelos tradicionais, estas aplicações são automaticamente atualizadas pelo fornecedor, sem necessidade de reinstalação nem remoção de ficheiros, garantindo assim que as empresas estejam sempre a utilizar as versões mais recentes. Também é possível a integração com sistemas de inteligência artificial, que hoje é um requisito para muitas empresas, com funções como o auxílio ao utilizador nas tarefas ou análise personalizada de gráficos, entre outros.
Estes tipos de software oferecem transparência e eficiência. No que respeita aos sistemas cloud facilitam a monitorização contínua e a auditoria de processos internos. A capacidade de integrar diferentes sistemas e dados num único lugar centralizado permite uma maior visão geral e análise de riscos associados.
Existem diversas empresas portuguesas que adotaram estes sistemas, tanto para a gestão de recursos humanos, como a gestão externa de clientes, apresentando sempre melhorias significativas na eficiência operacional, menos perda de informação, satisfação dos colaboradores e redução de custos. Na Vértice, faremos a transformação da sua empresa do papel para o digital, oferecendo plataformas inovadoras e adaptadas à sua necessidade no mercado.
Estas plataformas são o futuro da gestão interna das empresas. Oferecem capacidade em relação ao acesso, sendo possível em qualquer dispositivo com acesso à internet, a sua escalabilidade para personalização e eficiência na pesquisa de dados e sistemas de segurança sempre atualizado, para prevenir qualquer situação. À medida que as organizações portuguesas e mundiais adotam estas tecnologias, espera-se sempre uma contínua tendência de inovação para melhoria na gestão empresarial, neste contexto poderá encontrar na Vértice o seu parceiro de jornada, temos diversos serviços neste âmbito que poderão ser utéis à sua empresa.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº300 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Lousado: Comissão de Festas da Romaria Nova pede apoio para celebrar 149 anos de tradição
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escuteiros de São Martinho do Campo vivem aventura “inesquecível” nos Açores
-
Santo Tirso1 semana atrás
GNR esclarece alegada tentativa de rapto em escola de Santo Tirso: tratou-se de mal-entendido com motorista escolar
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Caminhada Solidária “Laços de Maio” regressa a Santo Tirso a 11 de maio
-
Desporto2 semanas atrás
Ana Marinho sagra-se campeã nacional absoluta e sub-23 nos 10.000 metros
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Colisão rodoviária na A3, em Covelas, provoca quatro feridos ligeiros
-
Desporto2 semanas atrás
Ginásio Clube Santo Tirso consegue subida à 1.ª Divisão de Voleibol