Fique ligado

Santo Tirso

Sala snoezelen e pavilhão multiusos vencem OPJ de Santo Tirso

As candidaturas que recolheram mais votos do público vão ser executados nas escolas de S. Tomé de Negrelos e Secundária D. Afonso Henriques, em Vila das Aves.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Não foi um, mas sim dois os projetos vencedores da edição de 2023 do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Santo Tirso. As candidaturas que recolheram mais votos do público vão ser executados nas escolas de S. Tomé de Negrelos e Secundária D. Afonso Henriques, em Vila das Aves.

O primeiro vai criar uma sala snoezelen no estabelecimento, numa proposta que foi pela segunda vez a sufrágio, num orçamento de 13 mil euros. “O projeto é dos alunos do 8.º G e acho uma ótima ideia, porque a sala será composta por equipamentos difíceis de obter, que vão dar uma preciosa ajuda a algumas crianças”, referiu, “orgulhosa”, a presidente da associação de estudantes, Matilde Gonçalves.

Já na Escola Secundária D. Afonso Henriques, o objetivo com o projeto que, apesar de ficar em 2.º lugar conseguiu a maior parte da dotação disponível para ser executado – 106 mil euros -, é transformar o pavilhão “num espaço mais dinâmico”, que dê “mais oportunidades culturais à população, não só escolar, como também à circundante”, explicou o estudante Martim Martins.

Além da construção de bancadas, o projeto visa a instalação de um sistema de ar condicionado e aquisição de um projetor de alta qualidade.

O anúncio das vencedoras entre as 11 finalistas do OPJ aconteceu esta quinta-feira, 13 de junho, na Fábrica de Santo Thyrso.

__________________

Com dotação total de 120 mil euros, o OPJ é uma iniciativa da Câmara Muninipal de Santo Tirso, que quer dar aos jovens um papel ativo no desenvolvimento do território. Felicitando todos os participantes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, destacou o facto de os projetos serem “cada vez mais inclusivos”, tomando como exemplo a participação da CAID- Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, nesta edição do Orçamento Participativo Jovem. O autarca lembrou ainda que esta “é uma iniciativa fundamental para a Câmara perceber o que vai na alma dos jovens, quais são os seus anseios, e de que forma é possível ir ao encontro das suas necessidades”.

No total, participaram nesta edição 55 pessoas, com idades entre os 12 e os 29 anos. Os projetos foram escolhidos pela população residente ou estudante do concelho, através de um sistema de votação online.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...