Fechar
Fique ligado

Desporto

Santo Thyrso Ultra Trilhos regressa este mês e integra Circuito Nacional de Trail Ultra 2026

Ao longo do traçado, os atletas atravessam locais emblemáticos como o Carvalhal de Valinhas, o Monte de Nossa Senhora da Assunção, o Monte Padrão, as Quedas de Fervença e o Monte do Pilar, este último já no concelho de Paços de Ferreira.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A meio de fevereiro, os trilhos dos concelhos de Santo Tirso e de Paços de Ferreira voltam a receber centenas de atletas para mais uma edição do Santo Thyrso Ultra Trilhos. A prova regressa nos dias 14 e 15 de fevereiro para a 11.ª edição, integrando o Circuito Nacional de Trail Ultra da época de 2026 e mantendo-se como uma das referências da corrida de montanha em Portugal.

Organizado pelo NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso, em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso, o evento tem como epicentro o Complexo Desportivo Municipal, de onde partem e onde terminam todas as provas competitivas. O programa de domingo, 15 de fevereiro, inclui o Ultra Trilhos de 44 quilómetros, o Trail Longo de 32 quilómetros, o Trail Curto de 18 quilómetros e uma caminhada de 10 quilómetros, esta última sem carácter competitivo. As partidas estão agendadas, respetivamente, para as 8h30, 9h00, 9h30 e 9h40.

No dia anterior, sábado, o destaque vai para os mais novos, com a realização do STUT KIDS no Parque Urbano de Geão, a partir das 15h00. O trail infantil é composto por quatro percursos ajustados às idades dos participantes, variando entre os 500 metros e os 2000 metros, para crianças e jovens dos 5 aos 17 anos.

Os percursos do STUT decorrem maioritariamente por trilhos, caminhos e estradas florestais, não estando previstos cortes de trânsito. A organização apela ao cumprimento das regras de circulação nas vias públicas, ao respeito pelas propriedades privadas e áreas agrícolas e ao cumprimento rigoroso da sinalização existente, sendo expressamente desaconselhada a utilização de atalhos.

Publicidade

A prova assume como princípios o fair play, a segurança e o respeito pelo meio ambiente, proporcionando aos participantes o contacto direto com o património natural, arquitetónico, religioso e cultural da região. Ao longo do traçado, os atletas atravessam locais emblemáticos como o Carvalhal de Valinhas, o Monte de Nossa Senhora da Assunção, o Monte Padrão, as Quedas de Fervença e o Monte do Pilar, este último já no concelho de Paços de Ferreira.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, considera que “o STUT é uma das provas mais emblemáticas” do concelho, “projetando-o cá dentro e lá fora e promovendo tanto a excelência desportiva como o extraordinário património natural”.

“Somos – e queremos ser cada vez mais – um Município Amigo do Desporto e Amigo do Ambiente. O Santo Thyrso Ultra Trilhos é a fusão perfeita destas duas vertentes, conquistando tanto os melhores da modalidade em Portugal como as famílias e os grupos de amigos do concelho”, acrescentou.

A edição de 2026 conta já com quase 1300 atletas inscritos. As inscrições encontram-se na última semana e decorrem até domingo, 8 de fevereiro, podendo ainda ser aceites após essa data, caso as provas não estejam esgotadas, embora sem garantia de kit completo.

Publicidade

A caminhada está aberta a participantes de todas as idades, sendo obrigatório o acompanhamento por um adulto no caso de crianças com menos de 14 anos. As provas de corrida destinam-se exclusivamente a maiores de 18 anos. No STUT KIDS, os participantes devem apresentar autorização do encarregado de educação.

As inscrições podem ser efetuadas através deste link.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...