Santo Tirso
Santo Tirso acendeu luzes de Natal (c/video e galeria fotográfica)
Santo Tirso entrou oficialmente no espírito natalício na passada sexta-feira, 28 de novembro, com a inauguração da iluminação de Natal, num momento que juntou dezenas de famílias na Praça 25 de Abril e contou com a atuação da cantora Sara Martins. As luzes, que diariamente iluminam 26 ruas e avenidas, sete rotundas e seis largos e praças entre as 18h00 e a meia-noite, marcam o arranque de um programa festivo que se prolonga até 31 de dezembro.
Este ano, o grande destaque vai para o “Parque Encantado”, no Parque Dona Maria II, transformado num espaço mágico repleto de luz, cor, animais decorativos e atividades pensadas sobretudo para os mais pequenos. “O Natal é uma época mágica, e quisemos transportar esse imaginário para o Parque Dona Maria II. Tenho a certeza de que fará as delícias das crianças”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa.
Além das atividades infantis — teatro, magia, sessões de contos e animações — o autarca destacou ainda a diversidade de iniciativas para público de todas as idades, incluindo concertos, a tradicional exposição de presépios na Câmara Municipal e os mercados de artesanato no Parque Dona Maria II e no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves. “A forte aposta na programação de Natal tem trazido cada vez mais visitantes e um impacto muito positivo na economia local”, referiu.
A Praça 25 de Abril voltou a ser palco da imponente árvore de Natal com 27 metros, e a receber as tradicionais diversões familiares: comboio, carrossel, pista de gelo e a roda gigante, que oferece uma vista privilegiada sobre a cidade. Os equipamentos funcionam em horário alargado ao fim de semana e têm bilhetes entre 50 cêntimos e 2 euros, além da cabina VIP da roda gigante, que custa 20 euros.
A exposição de presépios organizada pela Confraria do Caco, que reúne mais de 40 exemplares da Catalunha, foi inaugurada ontem, sábado, dia 29, com atuação da Tuna Musical de Rebordões, e ficará patente até 7 de janeiro.
O Parque Encantado acolhe ainda o Mercado de Natal, que junta artesãos locais e a “Galeria de Natal”, com trabalhos da CAID – Arte Inclusiva, do Estúdio Escape e de vários artistas plásticos e pintores do concelho. O espaço inclui ainda doçaria típica da quadra.
O programa estende-se por diversos equipamentos municipais. No Centro Cultural Municipal de Vila das Aves decorre, até 31 de dezembro, o Bazar & Mostra – Produções Artesanais. Em dezembro e janeiro, o mesmo espaço acolhe a exposição “Vamos conhecer o Natal: simbologia, tradições e curiosidades”. Para os mais novos, a Biblioteca Municipal e o Centro Cultural promovem horas do conto, oficinas e sessões de cinema ao longo de todo o mês.
A 8 de dezembro, o Museu Internacional da Escultura Contemporânea recebe o Quarteto Suggia, num concerto de entrada livre dedicado a Beethoven, Borodin e Morricone.
-
Edição Papel1 semana atrásEdição papel nº313 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso6 dias atrásCavalo morre atropelado na Variante à EN 105 em Santo Tirso; há uma pessoa ferida
-
Santo Tirso1 semana atrásHomem detido após sequestrar irmão da ex-companheira e tentar fuga à GNR
-
Santo Tirso6 dias atrásMega operação da GNR faz 14 detidos, droga apreendida e bares na mira das autoridades
-
Notícias2 semanas atrásIdoso encontrado sem vida na ETAR de Agra, em Fradelos
-
Santo Tirso5 dias atrásAmbulância dos “Vermelhos” despistou-se e tombou durante transporte de doente
-
V.N. de Famalicão1 semana atrásAcidente aparatoso na A3 provoca 1 ferido
-
Santo Tirso2 semanas atrásAdministrador da Endutex é finalista do EY Entrepreneur of the Year



