Notícias
Santo Tirso aprova Orçamento Recorde de 78 Milhões de Euros com Foco em Investimento Público e Manutenção da Baixa Carga Fiscal
As freguesias do município receberão uma verba recorde de 4,1 milhões de euros em transferências

A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou, nesta quinta-feira, o maior orçamento de sua história, com um total de 78,2 milhões de euros para 2025. O presidente da Câmara, Alberto Costa, destacou que o aumento é viabilizado pela boa saúde financeira do município, que agora amplia o investimento público sem elevar a carga fiscal, mantida em níveis historicamente baixos.
“Em 2024 iniciamos uma grande redução de impostos, agora somada a um reforço no investimento, possível graças às nossas contas”, explicou Alberto Costa, destacando a importância do investimento público em tempos de crise para mitigar impactos econômicos e promover uma recuperação mais rápida.
O aumento do orçamento municipal em 13,1 milhões de euros em relação ao ano passado foi impulsionado principalmente pela elevação das comparticipações de fundos comunitários, pelas transferências do Orçamento de Estado e pelo Plano Plurianual de Investimentos. A previsão de fundos comunitários é de 14,1 milhões de euros, um crescimento de 6,7 milhões comparado ao ano anterior, com destaque para os programas Portugal 2030 e PRR, agora em fase avançada.
Em 2025, a Câmara dará continuidade a projetos prioritários nas áreas de Educação e Ação Social, e prevê uma forte expansão na Juventude e na Cultura, incluindo a construção da Casa da Juventude e uma programação cultural diversificada. As freguesias do município receberão uma verba recorde de 4,1 milhões de euros em transferências, superando o histórico registrado em 2020.
Além disso, estão destinados 3,5 milhões de euros para IPSS e associações culturais e desportivas, representando um aumento de 12% sobre o orçamento anterior. No campo fiscal, o pacote de alívio iniciado em 2024 seguirá em 2025, com reduções nas taxas de IMI, IMI Familiar, Derrama e IRS.
Durante o mandato de 2021 a 2025, a Câmara já abdicou de 16,2 milhões de euros em receitas para beneficiar famílias e empresas. Alberto Costa também anunciou a extensão da isenção de pagamento do IMI de três para cinco anos, destacando que Santo Tirso é um dos 20 municípios do país, e o único na Área Metropolitana do Porto, a adotar essa medida.
A previsão é de uma redução da dívida municipal em 10%, caindo para 13,8 milhões de euros, ao mesmo tempo em que a capacidade de endividamento será aumentada em 21%. O orçamento estima uma poupança corrente de 13,6 milhões de euros, que será redirecionada para novos investimentos.
“Este é um orçamento de confiança e esperança no futuro, mesmo em tempos de incerteza global”, concluiu Alberto Costa, reafirmando o compromisso do município com o desenvolvimento e o bem-estar dos cidadãos.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº300 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Lousado: Comissão de Festas da Romaria Nova pede apoio para celebrar 149 anos de tradição
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escuteiros de São Martinho do Campo vivem aventura “inesquecível” nos Açores
-
Santo Tirso1 semana atrás
GNR esclarece alegada tentativa de rapto em escola de Santo Tirso: tratou-se de mal-entendido com motorista escolar
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Caminhada Solidária “Laços de Maio” regressa a Santo Tirso a 11 de maio
-
Desporto2 semanas atrás
Ana Marinho sagra-se campeã nacional absoluta e sub-23 nos 10.000 metros
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Colisão rodoviária na A3, em Covelas, provoca quatro feridos ligeiros
-
Desporto2 semanas atrás
Ginásio Clube Santo Tirso consegue subida à 1.ª Divisão de Voleibol