Fique ligado

Desporto

Santo Tirso atribui Prémios de Mérito Desportivo a 200 atletas (c/video)

Para além do Prémio Carreira, foram também entregues os troféus relativos à época 2021/22 que distinguem os vencedores entre os nomeados nas categorias de Desporto Adaptado, Treinador do Ano, Associação Desportiva/Clube do Ano, Atleta Feminina do Ano, Atleta Masculino do Ano e Equipa do Ano.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

José Pacheco, antigo ciclista natural de Agrela, atleta olímpico e vencedor da Volta a Portugal de 1962, foi homenageado ontem à noite ao ser distinguido, a título póstumo, com o Prémio Carreira, entregue no decorrer da II Gala do Desporto de Santo Tirso.

A distinção foi recebida por José Pedro Pacheco, filho do antigo ciclista, e culminou uma cerimónia em que foram entregues prémios de mérito desportivo às personalidades e instituições desportivas que se destacaram nas épocas 2019/20, 2020/21 e 2021/22.

Falecido em 2005, José Pacheco é reconhecido como o mais notável ciclista natural de santo Tirso e ficou para a história da modalidade como um dos poucos sprinters a ganhar uma Volta a Portugal, mantendo ainda hoje o recorde de etapas ganhas numa só edição – oito. O feito aconteceu em 1962, dois antes de ter participado nos Jogos Olímpicos de Roma (1964), o que fez dele o primeiro atleta olímpico tirsense.

O prémio foi entregue ao filho de José Pacheco pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Nuno Linhares, e pela vereadora do Desporto, Sara Moreira.

Para além do Prémio Carreira, foram também entregues os troféus relativos à época 2021/22 que distinguem os vencedores entre os nomeados nas categorias de Desporto Adaptado, Treinador do Ano, Associação Desportiva/Clube do Ano, Atleta Feminina do Ano, Atleta Masculino do Ano e Equipa do Ano.

__________________

Vitinha, atual futebolista do Paris Saint-Germain, natural de Vila das Aves, foi eleito Atleta do Ano graças à presença na seleção nacional que disputou o Mundial do Catar, bem como às conquistas dos títulos de campeão nacional e de vencedor da Taça de Portugal com a camisola do F.C. Porto.

Além de Vitinha, estavam nomeados para este prémio Armindo Araújo (Ralis), João Vale (Moto 4 Todo-o-Terreno/Motocrosse) e Francisco Ferreira (Karaté).

Na categoria de Atleta Feminina do Ano, o troféu foi para Daniela Ferreira, conhecida no mundo do futsal por ‘Pisko’. A jogadora do G.C.R. Nun’Álvares somou os títulos de vice-campeã europeia, vencedora da Taça de Portugal e da Taça da Liga e, ainda, vice-campeã nacional de futsal.

Estavam nomeadas, além de Pisko, Bárbara Venâncio (Patinagem Artística), Mariana Almeida (Natação) e Vera Barbosa (Trail/Skyruning).

O prémio de Clube/Associação Desportiva do Ano foi para o Ginásio Clube de Santo Tirso, que conta com vários atletas campeões regionais e nacionais em diversas modalidades. Tem, ainda, as equipas de andebol e voleibol masculinas na 1ª divisão, disputando, assim, os principais escalões nacionais das respetivas modalidades.

__________________

Estavam, também, nomeados o C.D. São Salvador do Campo, o F.C. Vilarinho e a Associação Recreativa de Rebordões.

Por seu turno, o Prémio Equipa do Ano foi atribuído à equipa masculina de Andebol do Ginásio Clube de Santo Tirso, distinguindo assim o facto de ter subido à 1ª divisão na época 2021/22. Também nomeadas estavam as equipas de Voleibol masculino do Ginásio Clube de Santo Tirso, de Ténis de Mesa da CAID e de Futebol sénior masculino da U.D. Social de Roriz.

No Desporto Adaptado, o prémio foi entregue a Pedro Azevedo, atleta da CAID, que se sagrou campeão do mundo ITAAD de Ténis de Mesa em 2022 e conquistou o terceiro lugar no campeonato nacional da modalidade. Recebeu, também, o Diploma Internacional 20721 de Campeão da Europa nos Euro TriGames Ferrara 2021.

Além de Pedro Azevedo, estavam nomeados João Correia (Atletismo), Cátia Andrade (Atletismo) e André Mesquita (Ténis de Mesa, Karaté e Futsal).

Na categoria de Treinador do Ano, o prémio foi para Luciano Gomes, treinador da equipa de Ténis de Mesa da CAID, onde orienta vários campeões regionais, nacionais e internacionais. Estavam, também, nomeados Danilo Ventura (equipa sénior masculina de Andebol do Ginásio Clube de Santo Tirso), Hugo Sousa (equipa sénior masculina de Voleibol do Ginásio Clube de Santo Tirso) e Nélson Costa (equipa sénior masculina de futebol da U.D. Social de Roriz).

__________________

Os distinguidos foram eleitos por votação de um júri, composto por Ricardo Gonçalves (coordenador da Divisão de Desporto da Câmara de Santo Tirso), Jorge Machado (Embaixador para a Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e da Juventude), Sérgio Sousa (dirigente da Federação Portuguesa de Ciclismo), Miguela Carriço (diretora da Associação de Ginástica do Norte e membro do Comité-Técnico de Ginástica Rítmica da Federação de Ginástica de Portugal) e Vítor Teixeira (atleta de Trail pela associação MOOVE e atleta de BTT/Ciclocrosse pela Rio Natura).

A lista de nomeados resultou dos nomes propostos por uma Comissão de Indicação, após análise do desempenho das personalidades e instituições desportivas de Santo Tirso na época 2021/22.

A Gala do Desporto de Santo Tirso distinguiu, ainda, cerca de 200 atletas que se sagraram campeões regionais entre 2019 e 2022, bem como todos os que alcançaram lugares de pódio em competições nacionais e internacionais. Foram, ainda, distinguidos os atletas que representaram as seleções nacionais de Portugal nas respetivas modalidades.

__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...