Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso distinguiu 40 personalidades e instituições

MEDALHAS MUNICIPAIS DE MÉRITO ENTREGUES NO DIA EM QUE SE ASSINALOU
O 38º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO A CIDADE

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Santo Tirso festejou hoje 38 anos de elevação a cidade com a atribuição de Medalhas Municipais de Mérito, numa sessão solene em que foram distinguidos a comissária europeia Elisa Ferreira e o Bispo Auxiliar Emérito do Porto, Dom Pio Alves, entre cerca de quatro dezenas de personalidades, instituições e empresas.

Na sessão solene, integrada no programa das Festas de São Bento, que decorrem até 11 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, destacou o desenvolvimento que o concelho conheceu desde 1985, enumerando, um a um, os deputados signatários do projeto de lei que conduziu a vila à condição de cidade: António Macedo, João Luís Fernandes, Carlos Lage, António Meira, Fontes Orvalho, Juvenal Ribeiro, Beatriz Cal Brandão, Lima Monteiro, Jorge Miranda, Bento da Cruz, Fernando de Jesus e Raúl Brito.

O presidente da Câmara realçou o trabalho realizado desde então, afirmando que “a obra está à vista” e garantido que “vai continuar, conforme o compromisso assumido com a população de Santo Tirso”.

“De acordo com o nosso compromisso, que foi maioritariamente sufragado, e não de acordo com compromissos alheios”, sublinhou Alberto Costa. “Nós respondemos pelos nossos compromissos – e esses estão a ser cumpridos, tanto na freguesia que é sede do Município como nas restantes freguesias do concelho”, acrescentou.

__________________

Entre as várias conquistas do Município de Santo Tirso, o autarca destacou “a qualidade de vida, as boas acessibilidades, os bons serviços públicos, um parque verde per capita acima da média metropolitana e um dinamismo económico que se traduz, por exemplo, em 300 milhões de euros de investimento privado atraído nos últimos anos para a Zona Empresarial da Ermida”.

No final da sessão, a comissária europeia Elisa Ferreira – agraciada com a Medalha Municipal de Mérito de Serviço Público – Grau Ouro, confessou sentir-se “muito honrada” com a distinção, destacando o facto de São Bento ser o santo padroeiro da Europa. “Santo Tirso beneficiou do apoio extraordinário que a Europa dá às regiões para as estimular a crescer, sem que fiquem eternamente dependentes de fundos”, afirmou.

“Depois de um período de crise que teve no passado, Santo Tirso e todo o Vale do Ave não tem apenas uma infraestruturação, há também uma infraestruturação humana, económica e social”, acrescentou, sublinhando que “grandes empresas internacionais começam a investir aqui, a utilizar a mão de obra qualificada existente, e isso significa começar a haver empregos de grande qualidade, que é o que se chama desenvolvimento”.

Antiga ministra de dois governos de António Guterres, primeiro com a pasta do Ambiente e, depois, do Planeamento, Elisa Ferreira teve, precisamente, um papel fundamental na execução do sistema de despoluição do rio Ave, com impacto direto na recuperação económica e social do Vale do Ave.

A distinção hoje recebida das mãos de Alberto Costa mereceu de Elisa Ferreira uma manifestação de “grande apreço”, considerando ser “muito interessante que a memória não se perca”.

__________________

Já o Bispo Auxiliar Emérito do Porto, Dom Pio Alves, fez questão de agradecer a distinção de que foi alvo – Medalha Municipal de Mérito Social (Grau Ouro) – e realçou estar em representação da Igreja Católica.

“Vivemos, e muito bem, num Estado laico, mas a maioria da população não o é, pelo que este é, também, um reconhecimento de todas aquelas pessoas que se sentem e assumem, com mais ou menos intensidade, como membros da Igreja Católica”, acrescentou.

Dom Pio Alves foi Bispo do Porto durante 12 anos, tendo resignado por motivo de idade. A distinção hoje entregue pelo presidente da Câmara de Santo Tirso visou realçar a dedicação às causas sociais que abraçou, durante os 55 anos de compromisso eclesial, nomeadamente na promoção da solidariedade social.

Na sessão solene de hoje, em que interveio também o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Benjamim, foram entregues as seguintes distinções:

Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro

__________________

Dom Pio Alves, Bispo Auxiliar Emérito do Porto (Social)

Elisa Maria da Costa Guimarães Ferreira (Serviço Público)

Vigararia de Santo Tirso (Social)

Almeida Sousa (Saúde)

Manuel António Leitão (Saúde)

__________________

Teodomiro Aparício (Saúde)

Luís Jorge Saraiva (Saúde)

Maria da Conceição Mariani Sampaio Ferreira de Macedo (Cultural)

Maria Teresa Mariani Sampaio Ferreira de Macedo (Cultural)

Manuel Pedreira – título póstumo (Cultural)

__________________

INTRAPLÁS – Indústrial Transformadora de Plásticos, S.A. (Empresarial)

VERCOOPE – União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes (Empresarial)

Ferreira Duque, Lda. (Empresarial)

Pereira e Ferreira, Lda. (Empresarial)

EMIC – Ferreira Machado, Lda. (Empresarial)

__________________

Empresa Industrial de Negrelos, S.A. (Empresarial)

Fábrica de Tecidos de Vilarinho, Lda. (Empresarial)

COVIPOR – Companhia Vidreira do Porto, Lda. (Empresarial)

Colégio de Lourdes (Educativo)

Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata

__________________

Associação Bairro Cultural e Desportiva (Desportivo)

Associação Desportiva de Tarrio (Desportivo)

João Adílio Pinheiro Monteiro (Desportivo)

Manuel Gonçalves Gomes (Desportivo)

Chefe Modesto (Social)

__________________

Armindo Teixeira Borges (Social)

Fernando Ferreira (Desportivo)

Helena Oliveira (Social)

Vasco Ferreira (Social)

AGM – Sociedade de Recuperação de Plásticos (Empresarial)

__________________

LISMÂNIA – Ferragens e Decorações, Lda. (Empresarial)

SANALLY Unipessoal, Lda. (Empresarial)

PANLAR – Indústria da Panificação, Lda. (Empresarial)

MADIL – Acessórios Industriais, Lda. (Empresarial)

Elisabette Eugénia Silva Castro Flores Lopes (Saúde)

__________________

Associação dos Amigos do Sanguinhedo (Cultural)

Maria Teresa Dias Martins (Cultural)

Escola Básica da Ponte – projeto Fazer a Ponte 1976 (Educativo)

Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova (Social)

CERMA – Serviços Médicos e de Reabilitação, Lda. (Saúde)

__________________

Medalha Municipal de Mérito – Grau Bronze

Francisco Machado “Chiquinho” (Desportivo)

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...