Fechar
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso entre os concelhos com mais lares a consumir água sem controlo de qualidade

Os especialistas alertam para os riscos associados ao consumo de água proveniente de poços e furos artesianos.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Cerca de 878 mil lares em Portugal estão a consumir água considerada potencialmente perigosa, de acordo com dados de 2024 do relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a que o JN teve acesso. Santo Tirso surge entre os concelhos com maior número de habitações sem ligação à rede pública de abastecimento de água, integrando um grupo onde se incluem ainda Arouca, Amarante, Baião e Cinfães.

Segundo a ERSAR, 273 mil alojamentos não dispõem de acesso às redes públicas, uma situação mais comum no Alentejo e no Algarve. No entanto, outros 605 mil lares optam por consumir água de poços, apesar de existirem alternativas através da rede pública. É neste contexto que o concelho de Santo Tirso assume particular destaque, refletindo uma realidade que levanta preocupações ao nível da saúde pública.

Os especialistas alertam para os riscos associados ao consumo de água proveniente de poços e furos artesianos, lembrando que, ao contrário dessas fontes, a água da rede pública é “segura e de qualidade”, por estar sujeita a controlo e tratamento contínuos.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...