Fechar
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso reforça recolha de biorresíduos com 200 contentores e campanhas de sensibilização

A autarquia sublinha que a colaboração da população é determinante para reduzir os resíduos indiferenciados e potenciar a valorização orgânica dos materiais recolhidos.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A rede de recolha seletiva de biorresíduos no concelho de Santo Tirso está a ser ampliada com novos equipamentos e ações de sensibilização dirigidas à população, numa iniciativa que integra os projetos desenvolvidos em parceria com a Área Metropolitana do Porto (AMP) e financiados pelo Fundo Ambiental.

Depois da colocação de 50 equipamentos em cemitérios, encontra-se em fase final a instalação de “mais 200 contentores” distribuídos pelas freguesias do concelho, reforçando o circuito dedicado à recolha de resíduos verdes. A medida enquadra-se no projeto municipal que pretende promover uma “gestão mais sustentável dos resíduos orgânicos”, alinhada com metas ambientais nacionais e europeias.

Paralelamente à expansão da rede de contentorização, o município lançou uma “ampla campanha de sensibilização” junto da comunidade, em articulação com as juntas de freguesia, com o objetivo de divulgar informação prática sobre a utilização dos novos equipamentos e incentivar a participação dos cidadãos. A autarquia sublinha que a colaboração da população é determinante para reduzir os resíduos indiferenciados e potenciar a valorização orgânica dos materiais recolhidos.

O processo de implementação da recolha seletiva de biorresíduos decorre desde 2023 e, de forma faseada, tem incluído a instalação e distribuição de diferentes tipologias de contentores. Em 2025, foram recolhidas 880 toneladas de biorresíduos no concelho.

Publicidade

Para 2026, está previsto o alargamento progressivo do sistema a mais áreas do território, com novos equipamentos e ações de sensibilização adicionais. A iniciativa integra a “estratégia de sustentabilidade e economia circular do Município” e contribui para objetivos definidos em instrumentos nacionais, como o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, o Plano Nacional de Energia e Clima e a futura Estratégia Nacional de Bioeconomia.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...