Crónicas & Opinião
Saúde Sem Teorias: O inverno e as infeções respiratórias
Com a diminuição das temperaturas verifica-se o aumento do número de infeções respiratórias que afetam todas as faixas etárias, sendo as crianças e os idosos a população mais vulnerável a possíveis complicações.


Com a diminuição das temperaturas verifica-se o aumento do número de infeções respiratórias que afetam todas as faixas etárias, sendo as crianças e os idosos a população mais vulnerável a possíveis complicações.
Nesta altura do ano os três principais vírus que estão na origem destas infeções são: Gripe, COVID-19 e Vírus Sincicial Respiratórios também conhecido como VSR.
O conjunto de sintomas que cada um destes vírus pode causar são bastante semelhantes: tosse, congestão nasal, dores de garganta, febre, dores musculares, perda de apetite e cansaço. É expectável que a intensidade dos sintomas comece a diminuir após o quarto dia, porém pode demorar entre uma a duas semanas até resolução de todos os sintomas. Durante o período de doença deve manter uma alimentação saudável, rica em vegetais e fruta e aumentar o consumo de água.
Sinais de alarme que deve motivar a procura de avaliação médica são:
Febre com mais de 72 horas de evolução que não responde à medicação antipirética (por exemplo: paracetamol);
Sensação de falta de ar e/ou dificuldade respiratória.
Pode, em qualquer momento, contactar a Linha de Saúde 24 para esclarecer dúvidas sobre os seus sintomas, será sempre atendido por um profissional de saúde que, caso ache pertinente, pode encaminhá-lo para avaliação médica no centro de saúde ou no serviço de urgência mediante as suas queixas e os seus antecedentes pessoais.
O mais importante é evitar o contágio e, para tal, deve-se ter certos cuidados, como por exemplo, lavar as mãos frequentemente, se frequentar espaços fechados e tiver sintomas ou em contacto com alguém com sintomas utilize máscara de proteção respiratória.
Para além dos cuidados referidos, existem vacinas disponíveis contra estes três vírus cujo principal objetivo é diminuir o risco de desenvolver doença grave, necessidade de internamento e até mesmo morte por infeção. A função da vacinação é criar defesas de forma ao sistema imunitário lidar mais eficazmente com a infeção. A vacinação contra o vírus da gripe e do covid é realizada anualmente e gratuita para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos ou que possuam determinadas doenças que as tornem mais vulneráveis a complicações. A vacina contra o VSR é, atualmente, recomendada a grávidas de forma a conferir proteção ao recém-nascido, dado este vírus ser responsável por uma grande percentagem de bronquiolites em idade pediátrica. Também está indicada para adultos com idade igual ou superior a 60 anos ou com doenças crónicas como: doenças pulmonares, cardiovasculares, neurológicas, diabetes, entre outras. Fale com o seu médico de família caso esteja interessado pois esta vacina não é gratuita, sendo necessário receita médica para adquiri-la.
O inverno está a chegar, proteja-se a si e aos seus.

-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº300 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Lousado: Comissão de Festas da Romaria Nova pede apoio para celebrar 149 anos de tradição
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escuteiros de São Martinho do Campo vivem aventura “inesquecível” nos Açores
-
Santo Tirso1 semana atrás
GNR esclarece alegada tentativa de rapto em escola de Santo Tirso: tratou-se de mal-entendido com motorista escolar
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Caminhada Solidária “Laços de Maio” regressa a Santo Tirso a 11 de maio
-
Desporto2 semanas atrás
Ana Marinho sagra-se campeã nacional absoluta e sub-23 nos 10.000 metros
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Colisão rodoviária na A3, em Covelas, provoca quatro feridos ligeiros
-
Desporto2 semanas atrás
Ginásio Clube Santo Tirso consegue subida à 1.ª Divisão de Voleibol