Fique ligado

V.N. de Famalicão

“SER… Feliz em Famalicão” aposta na empregabilidade e inclusão social através do CLDS 5G

Município de Famalicão e Engenho unem esforços em projeto social até 2028

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

O Município de Vila Nova de Famalicão está a promover o projecto CLDS 5G “SER… Feliz em Famalicão”, em parceria com a Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este. Este Contrato Local de Desenvolvimento Social visa combater a pobreza e a exclusão social, apostando na qualificação, empregabilidade e valorização das comunidades mais vulneráveis.

Com duração até Dezembro de 2028, o projecto tem como eixo prioritário a promoção do Emprego, Formação e Qualificação. A escolha da Engenho como entidade parceira justifica-se pela sua experiência, boas práticas e forte presença de proximidade junto das comunidades locais.

O plano de acção do CLDS 5G Famalicão aposta numa abordagem de escuta activa, cocriação de soluções e atendimento descentralizado nas freguesias, em articulação com as comissões sociais interfreguesias e o tecido empresarial. O foco está na inclusão de desempregados, jovens, migrantes, cuidadores informais, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIA+, promovendo acções de mentoria, capacitação, encaminhamento profissional e incentivo ao empreendedorismo.

Segundo Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, “o objectivo principal é empoderar e capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo a sua integração profissional, social e pessoal. Pretende-se interligar os agentes locais para criar percursos de qualificação e atitudes empreendedoras que reforcem a coesão social e contribuam para um desenvolvimento económico mais inclusivo”.

Publicidade

Este projecto pretende, assim, ser uma resposta estruturada e abrangente às dificuldades sentidas no território, promovendo oportunidades concretas de mudança e inclusão.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...