Santo Tirso
“Sonoridades” regressa a Vila das Aves com Cachupa Psicadélica, B Fachada, Miss Universo e Bia Maria
O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves vai acolher, entre 1 e 4 de maio, a 8.ª edição do Festival Sonoridades.

O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves vai acolher, entre 1 e 4 de maio, a 8.ª edição do Festival Sonoridades. Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso em parceria com a produtora 1bigo – Artistas e Eventos, o evento promete trazer ao concelho “os novos sons da música moderna portuguesa”, como refere a autarquia.
O cartaz apresenta nomes como Cachupa Psicadélica, B Fachada, Miss Universo e Bia Maria, além da peça de teatro musical “Costurar Cantigas e Histórias”, dirigida especialmente ao público infantil.
“Apostamos numa programação eclética, que cruza gerações e géneros musicais, reforçando a missão de promover o acesso à cultura e apoiar os artistas nacionais”, afirma a Câmara Municipal de Santo Tirso.
A abertura do festival acontece no feriado de 1 de maio, pelas 18h30, com Cachupa Psicadélica, projeto de Lula’s, músico cabo-verdiano radicado em Portugal. Segundo a organização, o artista irá “levantar o véu sobre as novidades preparadas para o novo disco”, sucessor de Último Caboverdiano Triste e Pomba Pardal.
Na manhã seguinte, dia 2 de maio, pelas 11h00, sobe ao palco a companhia Taleguinho, com “Costurar Cantigas e Histórias”, uma performance educativa protagonizada por Catarina Moura e Luís Pedro Madeira. Através de histórias cantadas, pretende proporcionar às crianças o contacto com o património imaterial tradicional português.
Na noite de 2 de maio, pelas 22h00, é a vez de B Fachada apresentar-se. Compositor, multi-instrumentista e produtor, o músico tem sido apontado como uma figura ímpar na música portuguesa contemporânea. A autarquia destaca “o espantoso ritmo de edições” do artista, que tem surpreendido com formatos não convencionais e atuações inesperadas.
Miss Universo atua na sexta-feira, 3 de maio, também às 22h00. O duo formado por André Ivo e Afonso Branco apresentará o seu álbum de estreia Manifesto do Jovem Moderno, lançado em 2023, descrito como “um cruzamento entre velhos ritmos e novas melodias”, evocando influências de José Mário Branco, Zeca Afonso ou Fausto Bordalo Dias.
O festival encerra no sábado, 4 de maio, com o concerto de Bia Maria, pelas 18h30. A jovem artista de Ourém traz consigo o álbum Qualquer Um Pode Cantar, editado no final de 2024, e contará com a participação especial do Grupo Coral de Vila das Aves. A Câmara realça a “linguagem afiada e generacional” da artista, cuja música mistura pop com raízes do canto popular e da bossa nova.
Os bilhetes para cada concerto têm o custo de três euros e podem ser adquiridos na plataforma BOL, na Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso ou diretamente no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves. A entrada para o espetáculo infantil é gratuita.
Para a Câmara de Santo Tirso, o Festival Sonoridades “consolida-se como um espaço de afirmação da cultura contemporânea portuguesa, reforçando a identidade musical e o dinamismo cultural do concelho”.
-
Edição Papel7 dias atrás
Edição papel nº299 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
YouTuber Pedro Lourenço vive 48 horas com os Bombeiros Amarelos e revela o lado real da profissão (c/video)
-
Santo Tirso1 semana atrás
Parque da Feira reabre este sábado
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Greve parcial na Airbus com elevada adesão
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Eduardo Oliveira e Alberto Costa defendem nova ponte alternativa à Lagoncinha
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Grupo armado protagoniza madrugada de assaltos no concelho de Famalicão
-
Trofa1 semana atrás
Homens que assaltaram Mercedes no Edifício Ópera levantaram 800 euros no multibanco
-
Trofa1 semana atrás
Assaltantes levam 20 armas de loja na Trofa