Santo Tirso
Tirsense Carla Vale integra direção da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP)Tirsense
O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, foi eleito presidente da nova empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), por unanimidade, obtendo 12 votos dos 12 autarcas presentes da reunião desta sexta-feira do Conselho Metropolitano. Com Marco Martins foram também indicados Luís Osório e a tirsense Carla Vale como vogais da TMP.
Carla Vale é atualmente a Delegada Regional do Norte do Instituto de emprego e Formação Profissional.
Na estrutura da empresa, e segundo avança a agência lusa está previsto que o presidente da mesa da assembleia-geral seja indicado pelo município do Porto, que o vice-presidente seja indicado pela AMP (no caso, será a primeira-secretária da Comissão Executiva, Ariana Pinho).
Já o secretário da mesa da assembleia-geral será indicado pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), alternando a meio do mandato com uma indicação pela Metro do Porto.
Até ao final do ano será criada uma comissão instaladora da empresa, também liderada por Marco Martins.
A criação da empresa metropolitana de transportes tem estado em discussão na AMP pelo menos desde 2020, defendida então pelo presidente Eduardo Vítor Rodrigues, mas só foi aprovada em novembro de 2023, um mês antes da entrada em operação da rede Unir.
Em abril deste ano, o Tribunal de Contas aprovou a constituição da sociedade da empresa metropolitana de transportes e mobilidade – Transportes Metropolitanos do Porto (TMP).
A nova empresa de transportes da AMP deverá contar com cerca de 60 trabalhadores, dos quais três administradores, de acordo com um estudo económico-financeiro a que a Lusa teve acesso.
A empresa deverá integrar as valências do TIP – Transportes Intermodais do Porto, o agrupamento complementar de empresas (ACE) que gere o sistema Andante (participado em igual percentagem – 33,3% – pela CP, Metro do Porto e STCP), e as competências da AMP em termos de mobilidade e transportes.
A constituição da TMP vai ainda implicar a criação de dois órgãos consultivos: o Conselho de Mobilidade Metropolitana e o Conselho Consultivo das Tecnologias para a Mobilidade.
O capital social da empresa será de dois milhões de euros, integralmente subscrito pela AMP, mas cujo valor amealhado foi repartido pelos 17 municípios da AMP.
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