V.N. de Famalicão
Universidade do Minho lança minifoguete experimental em Famalicão
A Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) vai lançar esta sexta-feira, 9 de maio, um minifoguete experimental com 1,20 metros de comprimento no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão.
A Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) vai lançar esta sexta-feira, 9 de maio, um minifoguete experimental com 1,20 metros de comprimento no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão. A iniciativa decorre pelas 15h00 e insere-se no âmbito das comemorações do Dia da Europa promovidas pelo município.
O projeto, que representa um avanço na área da propulsão sólida e na integração de sistemas eletrónicos e sensores de direção de voo, é coordenado pelos docentes Joaquim Carneiro e Manuel Filipe Costa e pelo investigador Iran Rocha Segundo, todos do Departamento de Física da Escola de Ciências da UMinho.
“O motor do foguete usa uma formulação específica de propelente, composta por um oxidante, um combustível e uma carga retardadora, otimizando a combustão, melhorando o desempenho do sistema e gerando o impulso necessário para assegurar a descolagem e o controlo de altitude de voo”, explicou Joaquim Carneiro.
Além do desenvolvimento da fórmula de propulsão, os investigadores construíram também uma célula de carga de baixo custo, com o objetivo de medir o impulso total da câmara de combustão e a força propulsora máxima do motor. O foguete deverá subir até atingir um ponto máximo, antes de regressar à Terra devido à gravidade.
A equipa responsável pelo projeto inclui alunos da Universidade do Minho — Bianca Marcelo e Leandro de Freitas (licenciatura em Física), Orlando Lima, Nathalia Hammes e Francisco Pinheiro (doutoramento em Física), Diogo Santos (Engenharia Aeroespacial) — e José Cardoso, estudante do curso técnico de Eletrónica, Automação e Comando da Escola Profissional CIOR, sediada em Famalicão.
Para Joaquim Carneiro, o simbolismo do momento está também associado à celebração europeia: “Lançarmos este foguete no Dia da Europa tem um simbolismo especial e reafirma também o compromisso da UMinho com o desenvolvimento e a inovação, contribuindo para os avanços no setor aeroespacial em Portugal e além-fronteiras.”
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão associa-se à iniciativa no âmbito da programação do Dia da Europa, destacando a ligação entre ciência, juventude e futuro. “É com orgulho que acolhemos este tipo de eventos no nosso concelho, que reforçam o papel das nossas instituições de ensino na vanguarda do conhecimento e da investigação”, referiu fonte da autarquia.
-
Edição Papel1 semana atrásEdição papel nº313 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso5 dias atrásCavalo morre atropelado na Variante à EN 105 em Santo Tirso; há uma pessoa ferida
-
Santo Tirso1 semana atrásHomem detido após sequestrar irmão da ex-companheira e tentar fuga à GNR
-
Santo Tirso5 dias atrásMega operação da GNR faz 14 detidos, droga apreendida e bares na mira das autoridades
-
Notícias2 semanas atrásIdoso encontrado sem vida na ETAR de Agra, em Fradelos
-
Santo Tirso4 dias atrásAmbulância dos “Vermelhos” despistou-se e tombou durante transporte de doente
-
V.N. de Famalicão1 semana atrásAcidente aparatoso na A3 provoca 1 ferido
-
Santo Tirso2 semanas atrásAdministrador da Endutex é finalista do EY Entrepreneur of the Year



