V.N. de Famalicão
Valdossos prepara cinco dias de festa com a Queima do Galheiro
Iniciativa decorre entre 13 e 17 de fevereiro, em Valdossos, na freguesia de Fradelos.
Valdossos prepara-se para voltar a receber, em 2026, uma das manifestações mais emblemáticas do seu Carnaval tradicional, com a realização da Queima do Galheiro, iniciativa que decorre entre 13 e 17 de fevereiro, em Valdossos, na freguesia de Fradelos. O evento organizado pela Associação Galheiro de Valdossos apresenta um programa que cruza práticas rituais, animação cultural e propostas gastronómicas.
De acordo com a informação divulgada pela organização, as festividades têm início na sexta-feira, 13 de fevereiro, com um jantar de amigos, onde é servido arroz de cabidela, acompanhado por cantares ao desafio, a cargo de Gonçalo Moreira e João Oliveira.
No sábado, 14 de fevereiro, o programa prossegue durante a tarde com um torneio de sueca, agendado para as 14 horas. À noite, pelas 20 horas, realiza-se o Jantar dos Namorados, integrado nas comemorações do Dia de São Valentim, com música ao vivo de Susana Costa.
O domingo, 15 de fevereiro, concentra várias atividades ao longo do dia. Está prevista a primeira edição da caminhada “Rota dos Galheiros”, com início às 10 horas, percorrendo os quatro galheiros da freguesia. Durante a manhã, a animação das ruas fica a cargo dos Zés Pereiras. O almoço apresenta o cozido à portuguesa, descrito como preparado de forma tradicional.
A partir das 15 horas, decorre o Festival de Ranchos, com a participação de cinco grupos folclóricos, encerrando o dia, pelas 21 horas, com a atuação dos Amigos do Minho.
Na segunda-feira, 16 de fevereiro, a programação assume um formato mais concentrado, com a atuação de Veiguinha da Viola, num concerto marcado para as 21 horas.
O ponto alto das festividades acontece na terça-feira, 17 de fevereiro. A noite inicia-se às 20h30 com a atuação da MDancers Academy, seguindo-se rusgas de concertinas e o espetáculo de fogo Dzubigon. Pelas 22 horas, realiza-se o momento central do Carnaval Tradicional, com o “ritual de encenação e a queima do Galheiro”, elemento identitário da celebração.
Mais informações sobre os jantares temáticos podem ser solicitadas nas redes sociais da Associação, aqui.
-
Edição Papel4 dias atrás
Edição papel nº318 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais
-
Trofa3 dias atrás
A história de João, combatente na guerra da Ucrânia
-
Santo Tirso1 semana atrás
Incêndio em estabelecimento de restauração em Vilarinho,
-
Santo Tirso1 semana atrás
Despiste e colisão de camião na A3 provoca cinco feridos junto ao nó Santo Tirso/Trofa
-
Desporto2 semanas atrás
Clubes de Santo Tirso, Famalicão e Trofa com boas prestações nos Campeonatos Nacionais de Estrada
-
Santo Tirso3 dias atrás
Requalificação do CineTeatro de Santo Tirso entra em fase técnica
-
Santo Tirso1 semana atrás
Obras no antigo Centro de Saúde de S. Martinho do Campo já arrancaram


