Santo Tirso
Video▶ 1800 ninhos de vespa asiática eliminados em Santo Tirso

O Município de Santo Tirso viu aprovada a candidatura ao Fundo Florestal Permanente para apoiar a destruição de ninhos de vespa velutina. Em causa está o montante de 10 mil euros, ao qual acresce uma comparticipação de quatro mil por parte da Câmara Municipal. O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo presidente da autarquia, Alberto Costa, durante a sessão de abertura do 4º Encontro Nacional das Cidades e Vilas Resilientes, que está a decorrer em Santo Tirso.
Lançada pelo Governo, a iniciativa disponibilizou mais de um milhão de euros, destinado às autarquias para uma campanha nacional de destruição da vespa velutina, também conhecida como vespa asiática. Santo Tirso viu a sua candidatura aceite e reforça, assim, em 10 mil euros, o investimento que tem vindo a ser feito neste campo.
Desde 2014, o Município já investiu mais de 65 mil euros em equipamentos e recursos humanos para proceder à extinção dos ninhos de vespa velutina e irá ainda avançar com a formação dos colaboradores afetos ao serviço e a aquisição de equipamento de proteção individual e de equipamentos para a eliminação dos ninhos (kit de incineração e kit de inseticida), num investimento de cerca de três mil euros.
Na sessão de abertura do 4º Encontro Nacional das Cidades e Vilas Resilientes, que está a decorrer na Fábrica de Santo Thyrso até amanhã, sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, realçou que “a aprovação da candidatura vai dar um importante impulso ao Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina, que já está no terreno há vários anos, e ajudar a adequar meios e serviços para combater este problema”.
Desde 2014, o Município avançou com medidas para combater a vespa velutina e já eliminou 1773 ninhos. O autarca garantiu que “tem sido possível dar uma resposta rápida e efetiva” e adianta que “o número de ninhos detetados tem vindo aumentar, fruto de uma maior consciencialização da população, mas também devido à propagação”. Em 2014, foram detetados 107 casos e em 2019 esse número já se situa nos 440.
A vespa asiática é uma ameaça real para a biodiversidade e para a Saúde Pública e quem encontrar um ninho deve avisar as autoridades através da linha SOS Ambiente e Território – 808 200 520 – ou da Linha Azul da Proteção Civil da Câmara Municipal de Santo Tirso – 808 201 056. Pode ainda contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil através do número 252 856 345 ou via email, smpc@cm-stirso.pt.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº305 do Jornal do Ave
-
Podcast2 semanas atrás
Sandra Pimenta é a candidata do PAN à CM Famalicão.
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Alberto Costa apresenta candidatura à Câmara de Santo Tirso esta sexta-feira
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Dia dos Avós celebra-se na Fábrica de Santo Thyrso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
SANTO TIRSO VOLTA A ACOLHER DANÇAS DO MUNDO
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Novo terminal Rodoferroviário de Lousado é “um fato à medida” de Famalicão
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso comemoram 147 anos este sábado
-
Santo Tirso1 semana atrás
Carro destruido pelas chamas na A3