Santo Tirso
Workshop sobre o Corredor do Rio Leça reúne ideias para a valorização do rio no MIEC

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC), em Santo Tirso, foi palco, esta manhã, do II Workshop de Participação Pública da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça. O evento contou com a presença de Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e da Associação, que deu as boas-vindas aos participantes, destacando a importância da iniciativa no âmbito do programa europeu LIFE-TA.
Durante a abertura, Alberto Costa sublinhou que o envolvimento público é essencial para consolidar ações no território da bacia hidrográfica do Leça:
“Necessitamos de boas ideias e nada melhor do que recolher contributos através da participação pública. Este é um dos vários workshops participativos que pretendem incluir o máximo de medidas de ação identificadas pela população, aumentando as possibilidades de financiamento e execução destas ideias”, afirmou o presidente.
O programa LIFE-TA, explicou, é uma prioridade para 2025, sendo um passo estratégico para avançar na reabilitação e valorização do Rio Leça. Alberto Costa também destacou que o sucesso deste projeto poderá abrir portas a uma candidatura ao programa LIFE-SIP, que possibilitaria um financiamento com um horizonte de 10 anos para melhorias significativas no rio.
Após as palavras de abertura, António Santos, chefe da Divisão de Planeamento e Informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), interveio, seguido por Artur Branco, diretor executivo da Associação, que contextualizou o projeto LIFE-TA e o plano de gestão da Região Hidrográfica.
Três grupos de trabalho com objetivos distintos
Os participantes foram organizados em três grupos, cada um focado num tema específico:
• Monitorização e Conhecimento: Debateu estratégias para melhorar o conhecimento sobre o estado do Rio Leça.
• Infraestruturas Verdes e Reabilitação: Analisou formas de reabilitar o rio de forma sustentável.
• Uso Eficiente no Turismo: Discutiu como o turismo pode valorizar o rio sem comprometer o ambiente.
Os contributos recolhidos serão integrados na aplicação do projeto LIFE-TA, permitindo à população ter um papel ativo na proteção do Rio Leça.
Corredor do Rio Leça: Um projeto estratégico para a região
O Corredor do Rio Leça, que abrange 48 quilómetros de extensão e cerca de 500 mil habitantes, é gerido pela Associação de Municípios Corredor do Rio Leça, constituída em 2021 pelos municípios de Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos. A associação tem como missão a despoluição, reabilitação ecológica e valorização socioeconómica do território.
Inserido no Programa LIFE, um instrumento financeiro europeu, o projeto LIFE-TA visa a preservação da biodiversidade, conservação da natureza e transição para uma economia sustentável e resiliente. Este workshop reflete o compromisso da Associação com a participação pública como elemento central para o sucesso das suas iniciativas.
Com mais eventos do género previstos, a valorização do Rio Leça continua a ser uma prioridade para as autarquias envolvidas.
-
Edição Papel4 dias atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
Desporto2 semanas atrás
Mentira de 1 de abril – Medio Ave vai ter maior complexo de atletismo do Norte de Portugal
-
Trofa2 semanas atrás
Preso por crimes sexuais na estação da Trofa após abordar jovens
-
Desporto2 semanas atrás
Montalegre brilha no arranque do Rally X South e coloca Portugal no topo da Europa
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF