V.N. de Famalicão
Vozes infantis abriram o ano cultural em Vila Nova de Famalicão
O arranque de 2026 em Vila Nova de Famalicão ficou marcado por um momento coletivo de celebração da tradição, protagonizado por centenas de crianças no grande auditório da Casa das Artes.
O arranque de 2026 em Vila Nova de Famalicão ficou marcado por um momento coletivo de celebração da tradição, protagonizado por centenas de crianças no grande auditório da Casa das Artes. A iniciativa, dedicada ao Cantar dos Reis infantil, reuniu, esta segunda-feira, cerca de 730 alunos de nove instituições educativas do concelho, assinalando também o encerramento da quadra natalícia.
De acordo com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o encontro juntou alunos da EB Conde S. Cosme, EB Senador Sousa Fernandes, Colégio Talvaizinho, Casa do Pessoal do Hospital, Creche Lapa, Creche Mãe, ACB, Casa do Povo de Nine e Associação das Lameiras, num dia inteiramente dedicado à música tradicional e à vivência comunitária.
Presente na sessão, o presidente da autarquia, Mário Passos, destacou o simbolismo do momento na primeira intervenção pública do ano, sublinhando que a intenção foi “começar com entusiasmo”, para haver energia para “enfrentar estes 361 dias que faltam para terminar o ano”. O autarca reforçou ainda a importância da cultura enquanto elemento agregador da comunidade.
A Câmara Municipal salienta também o envolvimento da comunidade educativa, com o presidente a deixar um agradecimento às escolas, professores e famílias, considerando que este contributo é determinante para manter vivas as tradições locais. Mário Passos recordou ainda que esta iniciativa serve de ponto de partida para as “Reisadas” e “Janeiras”, que ao longo de janeiro vão passar pelas 49 comunidades do concelho.
Embora o protagonismo desta jornada tenha pertencido aos mais novos, o programa do Cantar dos Reis prossegue esta terça-feira, 6 de janeiro, com uma iniciativa dedicada à população sénior. Entre as 14h00 e as 17h00, o Pavilhão Municipal das Lameiras recebe cerca de 20 instituições, num encontro que volta a usar a música como ligação entre gerações.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº317 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros de Vila das Aves em acidente entre autocarro e mota
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários Tirsenses salvam homem de 46 anos após paragem cardiorrespiratória em Sequeirô
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Nova ambulância dos Bombeiros Tirsenses já transportou mais de 300 doentes críticos (c/video)
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Famalicão destaca-se no desempenho financeiro, Santo Tirso lidera alívio fiscal e Trofa reforça redução da dívida
-
Santo Tirso2 semanas atrás
“Bruxas” de Santo Tirso libertadas após decisão do tribunal
-
Santo Tirso7 dias atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais
-
Trofa2 semanas atrás
Homem detido pela GNR por suspeita de sequestro e violência doméstica


