Fechar
Fique ligado

Santo Tirso

Empresa têxtil investe 112 milhões de euros em Santo Tirso

Com um investimento de quase 112 milhões de euros, a empresa Nau Verde prepara-se para se instalar no concelho de Santo Tirso.

Jornal do Ave

Publicado

em

Google
Publicidade

Com um investimento de quase 112 milhões de euros, a empresa Nau Verde prepara-se para se instalar no concelho de Santo Tirso e criar 250 postos de emprego. Num antigo edifício industrial com 15 mil metros quadrados de área coberta, onde funcionou uma unidade da Riopele e da Filatex, na Avenida da Honra, na freguesia de Rebordões, a nova empresa pretende relocalizar a produção de fio de linho na Europa, atualmente concentrada na Ásia.

A Nau Verde, noticia o Jornal de Negócios, coordena o Projeto Lusitano, que envolve 17 parceiros, um dos quais a Fibrenamics, sediada em Guimarães, que aposta em fios sustentáveis produzidos a partir de fibras naturais de linho e cânhamo. Segundo a empresa, o impacto ambiental do processo foi reduzido entre 50% e 60%, graças a tratamentos químicos e enzimáticos que já se encontram em fase de validação industrial.

Estes produtos estão em destaque na mostra da indústria têxtil nacional, durante a Saudi Lifestyle Week, que decorre em Riade, capital da Arábia Saudita. A representação institucional está a ser promovida pelo Cenit – Centro de Inteligência Têxtil, no âmbito do Projeto Lusitano, e insere-se nas Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que pretende transformar o setor têxtil e do vestuário português com base na inovação, circularidade e sustentabilidade.

Entre as empresas portuguesas integram a comitiva nacional a LMA, de Santo Tirso, e a Tailertex / 6 Dias, do concelho da Trofa.

Publicidade

1ª pagina edição Papel

Publicidade

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...